segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Suspeita de fraude do IBOPE na Paraíba:após duas pesquisas no mesmo período, mas c/ resultados diferentes, coligação entra com representação no TRE-PB

Do Portal Terra

A coligação "Uma Nova Paraíba", encabeçada pelo candidato a governador Ricardo Coutinho (PSB), protocolou nesta segunda-feira (30) uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) contra o Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (Ibope). O bloco de oposição contesta os números da pesquisa divulgados na última sexta-feira (27) pela TV Cabo Branco e diz ter consulta realizada pelo instituto no mesmo período com outro resultado.

Os números das duas pesquisas, segundo garantiu o advogado da coligação, Fábio Andrade, são bem diferentes, mas ele lembrou que a coligação não tem autorização legal para divulgar os dados da pesquisa que foi encomendada por um empresário de João Pessoa porque a ela não foi protocolada junto à Justiça Eleitoral.

"O Ibope tradicionalmente apresenta distorções entre os números das pesquisas divulgadas na Paraíba e os números contabilizados nas urnas. Até então nós pensávamos que fosse erro do instituto, mas agora os documentos nos levam a crer que houve má fé e manipulação dos dados", declarou o advogado.

De acordo com Fábio Andrade, manipulação de pesquisas eleitorais é crime, passível de até um ano de detenção. "Caso seja comprovada a distorção das informações divulgadas da referida pesquisa, o instituto também poderá pagar multa de até 100 mil UFIRs e terá que veicular os dados do segundo relatório da pesquisa", lembrou.

A pesquisa divulgada pela TV Cabo Branco/Globo na última sexta-feira (27), apontando Maranhão com 53% e Ricardo com 31% das intenções de voto, foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto. A Coligação do PSB apresenta na representação pesquisa feita pelo Ibope entre os dias 21 e 23 do mesmo mês. A consulta divulgada na sexta foi encomendada pela Rede Paraíba de Comunicação e registrada no TRE sob o protocolo n° 26522/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 25670/2010.

O Ibope ficou de se pronunciar sobre o assunto até o início da tarde desta segunda-feira, mas não encaminhou resposta até o fechamento da matéria. O instituto não desmentiu que tenha realizado as duas pesquisas.

5 comentários:

Unknown disse...

Junior Miranda seja mais democratico seu blog é simplesmente a serviço de Ricardo Coutninho e Dilma apesar de que eu voto na Dilma pare de ser da turma dos doentes e desse jeito o seu blog sera o blog Junior mentira.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Yuri e sou estudante de Direito.
Vamos aos fatos. Podemos citar 3 tipos de pessoas que votam em zé:
As que são tão ignorantes quanto ele
As que recebem dinheiro dele
E as que desconhecem a palavra decência.
Nosso amigo acima deve se encaixar em algum perfil desse.
O que podemos ver é um estagnação diante de governantes corruptos num grande período de governo. Passamos por Cassio e seu coronelismo, maranhão e seu analfabetismo e agora temos um grande politico que irá mudar toda a extensão do nosso Estado e o que temos?
Pessoas que vendem seu voto num emprego Publico ou por promessa de pagamento....
Sejam coerentes diante dos fatos e observem a realidade pela qual nos encontramos, analisem as propostas e vejam os resultados. É nítido o potencial politico de Ricardo e o despotencial de Zé.

Anônimo disse...

Caro estudante de direito, vc deve pelo menos morar em João pessoa não é?Venha ver de qual realidade vc esta falando da realidade de sua faculdade que é para ricos e abastardos ou da realidade das ruas que tem povo humilde e trabalhador que vê em Zé um amigo e sabe que ele está do lado de um presidente que nunca fez faculdade mas realizou sonhos de muitos ignorantes, os quais vc em uma frase muito infeliz, me permita mais um pergunta vc também deve está do lado de um certo deputado de Belém e de um certo irmão do mesmo que estagnou está cidade e beneficiou pessoas como vc?

Anônimo disse...

Ricardo Marcelo trouxe 2 conjuntos habitacionais, reforma do Márcia Guedes, reforma do felinto elisio, Asfalto do centro e etc.
Agora O deputado ESTADUAL do Prefeito trouxe o que para belém?

E a quadra do Marcia Guedes pq o grupo do governador não fez!

releva aí junior pq sofonias é apaixonado, e não tem censo de realidade.

Anônimo disse...

Em resposta ao anonimo apaixonado e cego, ampliação e construção de posto de saúde,calçamento de varias ruas que por sinal estavam documentadas como feitas mas não estavam,projetos sociais como PETI, PROJOVEM,CAPS e PAIF,campo de futebol que esta em fase de finalização, onibus escolares,ambulancias para servir a todos,van ducato para levar pessoas para realizar exames em João Pessoa.Bem se eu for citar mais realizações dos deputados do pref.ROBERTO,vc deixaria de votar nossenhores do atraso.

Clicky Web Analytics