quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Revitalização da Lagoa: Prefeitura de João Pessoa construirá uma nova fonte no Parque Solon de Lucena, um dos cartões postais da capital paraibana

Depois de passar por um trabalho intenso de recuperação, um dos pontos turísticos mais importantes da Capital, a Lagoa, terá uma nova fonte. Passados 70 anos desde a colocação da última fonte, todos os componentes serão substituídos, porém as edificações serão integralmente preservadas. A nova fonte será dotada de cinco efeitos de jatos, em quatro anéis octogonais, sendo o maior com 18 m de diâmetro. Para obra, estão sendo investimentos o total de R$ 1.458.720,12.

De acordo com a secretaria de Planejamento (Seplan), ao ser acionada, a nova fonte trará um belo espetáculo visual e sonoro, pois os efeitos dos jatos estarão sincronizados com a música que estará sendo ouvida no anel interno através de sonofletores (caixas de som), que serão colocadas nos postes de iluminação do anel interno. O jato central terá uma altura máxima de 10 metros enquanto os demais terão uma altura que irá variar entre 5 e 8 metros.

Segundo o coordenador da Unidade Executora Municipal da Secretária de Planejamento, Marcelo Cavalcante, até meados de setembro a obra será entregue para população. "Já estamos trabalhando no local e acredito que em breve ela estará concluída. João Pessoa vai ter de volta um dos símbolos mais tradicionais da cidade. Toda a estrutura será flutuante e irá interferir na paisagem existente", garantiu Marcelo.

As instalações serão compostas de: 17 conjuntos moto-bombas; Estrutura em fibra de vidro flutuante; 265 bicos aspersores; 57 refletores de 1000 W; Reforma e adequação da casa de máquinas; Nova subestação de 300 KVA.
.
Cartão postal recuperado - O trabalho de revitalização, recuperação e manutenção do Parque Sólon de Lucena (Lagoa), vem sendo feito desde 2009. Dentre as intervenções feitas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão a retirada das bancadas de areia formadas pelo acúmulo de resíduos; os serviços de alvenaria nas bordas da lagoa, a recuperação do gramado no seu entorno e também a identificação e fechamento dos condutores de esgoto irregulares das galerias de drenagem pluvial.

Com todo esse trabalho, a Lagoa finalmente volta a respirar. O projeto de recuperação do equipamento não só devolveu o espaço para a população como também contribuiu para a limpeza e embelezamento do local. A limpeza também contribuiu significativamente para elevar a oxigenação da Lagoa e, com isso, a vida dos peixes e das aves que se alimentam deles serão preservada.

Fonte: Site da Prefeitura de João Pessoa

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics