domingo, 1 de agosto de 2010

Entidades estrangeiras elogiam intenção de Lula de dar asilo a iraniana. Proposta é destaque na imprensa internacional


O Comitê Internacional contra Execuções e o Comitê Internacional contra Apedrejamento saudaram a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de oferecer asilo à iraniana condenada à morte por apedrejamento.

Em nota conjunta, as organizações afirmaram que "quaisquer novas ações para salvar a vida da iraniana e reuni-la à filha são bem-vindas". O texto reitera a necessidade de um esforço para acabar com os apedrejamentos e execuções.

Sakineh Ashtiani já recebeu 99 chibatadas como punição por manter "relacionamento ilícito" com um homem. No evento em Curitiba neste sábado, Lula disse que vai telefonar ao líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, para conversar sobre o assunto. "Se vale a minha amizade com o presidente do Irã e se ela estiver causando incômodo lá, nós a recebemos no Brasil de bom grado”, afirmou. A declaração de Lula atende o movimento mundial que luta para salvar a vida da iraniana e livrá-la do apedrejamento.

“Apelo ao líder supremo do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que permita ao Brasil conceder asilo a esta mulher”, disse o presidente durante comício da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em Curitiba.

Lula disse que aprendeu a negociar em sua carreira política e defendeu o diálogo entre as nações em busca da paz mundial.

A notícia ganhou o mundo, na imprensa internacional, o que é até surpreendente. Será que nenhum governante de um país do dito primeiro mundo, pensou em também oferecer asilo?

Nesta semana, o candidato da oposição demo-tucano José Serra (PSDB/SP), [em mais uma fala de total despreparo político] criticou o presidente Lula dizendo que "perde tempo" com o Oriente Médio.

ENTENDA O CASO

Mãe de dois filhos, Ashtiani recebeu 99 chicotadas após ter sido considerada culpada, em maio de 2006, de ter uma "relação ilícita" com um homem. Depois, foi declarada culpada de "adultério estando casada”, crime que sempre negou, e condenada a morte por apedrejamento.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Júnior, o Ministério Público da Paraíba deu prazo até esse final de semana para as prefeituras demitirem os funcionários contratados sem concurso e convocar os concursados. Porém, as prefeituras alegam que não tem como fazer isso agora. O problema é que a maioria das prefeituras fazem concurso e não chamam os aprovados, ou seja, as pessoas gastam com a inscrição esperando exercer o cargo e não são chamados, por que os prefeitos não querem tirar os seus apadrinhados políticos. Passei no concurso de várias prefeituras, tanto no RN como na PB e até agora estou aguardando ser chamado.
Professor Marciano Dantas: Natal - RN

Clicky Web Analytics