segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Repercussão nacional: após destaque no Portal Terra, IBOPE diz que no intervalo de 2 dias Zé Maranhão aumentou a diferença para 22% por causa de Lula

.
PB: Ibope confirma crescimento de José Maranhão em dois dias
.
O Ibope confirmou a realização de duas pesquisas eleitorais em um mesmo intervalo de tempo na Paraíba e a diferença dos números entre as duas consultas. Os dados divulgados pelo Instituto foram alvo de uma representação movida pela coligação "Uma Nova Paraíba", encabeçada pelo candidato a governador Ricardo Coutinho (PSB), junto ao Tribunal Regional Eleitoral nesta segunda-feira (30). O bloco de oposição apresentou uma pesquisa que traz números bem diferentes dos que foram divulgados na última sexta-feira (27).

O Instituto informou, por meio de uma nota, que realizou entre os dias 21 e 23 de agosto pesquisa para uma agência de publicidade local sem fins de divulgação e entre os dias 24 e 26 de agosto para a TV Cabo Branco, essa para a divulgação.

Para justificar a diferença dos números em um curto intervalo de tempo o Ibope diz que pode observar nos últimos dias em vários Estados um contexto mais favorável a candidaturas associadas ao presidente Lula (PT), como seria o caso de José Maranhão (PMDB).

"Portanto, o período em campo dessa pesquisa (que foi divulgada) conseguiu captar melhor o impacto da propaganda eleitoral dos candidatos, uma vez que, nesse espaço, foram exibidos três dias de programas de candidatos ao governo da Paraíba", diz a nota do Ibope. Para o instituto, as oscilações ocorridas no período parecem "totalmente dentro da normalidade".

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics