segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O submundo da imprensa brasileira: "Dossiê” da Veja e da Folha é para proteger banqueiro Daniel Dantas, revelam jornalistas

Do Nassif Online

Não se pense que a retomada da dobradinha Veja-Folha, em torno do suposto dossiê dos fundos de pensão, tenha motivação política.

Mas uma vez toma-se a política como álibi para objetivos mais pragmáticos.

A tapioca de transformar um email anônimo em dossiê fez parte do jogo eleitoral. Agora, não. Na semana passada, a Justiça norte-americana autorizou o desbloqueio das contas de Dantas. Ele tentará, agora, os mesmos subterfúgios que empregou nos processos italianos. Planta notícias aqui - especialmente através da dobradinha Veja-Folha. Depois, utiliza as matérias para tentar reforçar sua posição nos processos externos.

Fez isso inúmeras vezes ao longo da grande disputa com os fundos de pensão.

O tal dossiê que a Veja diz que a Previ teria montado em 2002, nada mais é do que o levantamento dos privilégios que o Opportunity teve nos acordos espúrios com fundos de pensão, no final dos anos 90. E que resultaram no maior escândalo corporativo da história econômica recente do país.

Cômico da história é que menciona uma relação de políticas que teriam sido alvo de investigações e passam completamente ao largo de Daniel Dantas e do Opportunity. Sequer mencionam seus nomes. As tais empresas investigadas, nas quais os fundos tinham participação, eram a Brasil Telecom, Amazonia Celular e Telemig Celular - as três controladas por Dantas. Os dados levantados serviram para instruir as ações que permitiram aos acionistas tirar o controle de Dantas. E o nome do banqueiro sequer é tangenciado pela revista.

Agora, Veja-Folha pretendem inverter o jogo, para permitir a ele - juntando as reportagens ao processo - aparecer como vítima.

Não param de dar tiros no resto de credibilidade de que dispõem.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics