segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Eleições do “tudo junto e misturado”: quem apoia quem em Belém da Paraíba?

O pequeno município de Belém – minha cidade natal - localizado no Agreste da Paraíba, particularmente no entorno da região conhecida como Brejo paraibano, está vivenciando uma das eleições mais “ecléticas” em relação aos apoios políticos, poderíamos dizer ainda a eleição do “tudo junto e misturado”.

Belém tem uma população entre 18 e 19 mil habitantes – espera-se o resultado do novo censo do IBGE – e, segundo os recentes dados divulgados pelo TSE, tem exatos 13.196 eleitores, os quais serão “fatiados” entre dezenas de candidatos. Para a democracia isso deve ser bom, mas há quem diga que isso seria um “excesso de democracia”. Será?

Por isso, vamos mostrar um pouco do atual contexto político local, e de quem apoia quem por essas bandas, deixando a conclusão, ou conclusões, para os nossos leitores.

Começando pelo PMDB... Desde que rompeu com o grupo político do ex-prefeito Tarcísio Marcelo, o prefeito peemedebista Roberto Flávio vem apoiando os candidatos do partido, a exemplo do dep. estadual e candidato a reeleição Gervásio Maia (PMDB). Neste ano, com a candidatura de Wilson Santiago (PMDB) ao Senado, Roberto declarou apoio ao Wilson Filho (PMDB) para dep. federal.

Já o outro grupo peemedebista, liderado pela família Macedo, apoia a deputada estadual Olenka Maranhão (PMDB) e o candidato a dep. federal Benjamin Maranhão (PMDB).

Benjamin Maranhão que também é apoiado pelo grupo da vereadora Betânia Barros (PC do B), que apoia oficialmente o candidato a dep. estadual Simão Almeida (PC do B). Porém, nesse mesmo grupo teve gente que já declarou apoio ao dep. estadual Ricardo Marcelo (PSDB).

O tucano Ricardo Marcelo (PSDB), que disputa a reeleição, recebe ainda o apoio de seu irmão e ex-prefeito de Belém Tarcísio Marcelo, que é filiado ao PSB, partido do atual vice-prefeito Edgar Gama, o qual está apoiando os candidatos peemedebistas do prefeito Roberto, rival político de TM. Ricardo Marcelo, recentemente, também recebeu o apoio do suplente de vereador do PMDB, José Vicente.

Ainda no PMDB, outros candidatos do partido que receberam apoios por aqui foram o dep. estadual Ranieri Paulino e o candidato a dep. federal, ex-governador da Paraíba e pai de Ranieri, Roberto Paulino, os quais são apoiados por um pequeno grupo liderado pelo ex-candidato a vereador conhecido por “Xuxa”, e o jovem Petrúcio, dono de um pequeno estabelecimento de materiais de construção.

No PT, a situação não é diferente, o grupo da atual presidente Marleide declarou apoio ao candidato a dep. estadual Frei Anastácio, e ao candidato a dep. federal Jeová Campos. Já o Toinho da CUT, apoia o petista Marenilson para dep. estadual e Luiz Couto para dep. federal. Luiz Couto que também recebe o apoio do suplente de vereador Marcelo do PT, que apoia Gervásio Maia (PMDB) para deputado estadual.

Contudo, há quem diga que, do grupo da atual presidente do PT poderá sair alguns votos para o candidato a deputado estadual Zé Ronaldo, do PSDC. Zé Ronaldo (PSDC), que está fazendo uma intensa campanha na cidade de Belém, fez uma dobradinha com o candidato a dep. federal Clerot (PMDB).

Já o professor Hidalberto, que concorreu por duas vezes o cargo de prefeito de Belém, declarou apoio à candidatura da ex-prefeita de Guarabira e esposa do atual dep. estadual Zenóbio Toscano (PSDB), Léa Toscano (PSB), que disputa uma vaga na Assembléia Legislativa da Paraíba, visando substituir o esposo que desistiu de pleitear novamente a vaga. Léa Toscano é filiada no mesmo partido de Edgar Gama e de Tarcísio Marcelo, o Partido Socialista Brasileiro.

Ainda tem os candidatos a deputado estadual Zil (PRTB), apoiado, pelo que sabemos até agora, pelo chamado G3, no qual tem representantes do PSOL, partido ainda não oficializado no município, e o Dr. Aníbal, que recebe o apoio de várias pessoas como, por exemplo, a conselheira tutelar Mara.

Ufa! Tentei resumir ao máximo este comentário sobre a conjuntura política belenense nestas eleições. Se, se faltaram outros nomes de candidatos ou apoiadores, por favor, algum leitor nos informe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que essa heterogenização era permitida a 10 anos atrás? Será que nesses últimos anos a política deixou a politicagem de lado e passou a ser realmente democrática? Ou será que jamais enteremos política?
Independente de qualquer coisa eu prefiro com está, sem perseguição(pelo menos é que estou percebendo de longe).
Ellysson Lima
Abraço a todos os conterrâneos.

Edilene Amaral disse...

Até agora não sei dessa que o G3 está apoiando Zil, Júnior
O G3 para federal apóia Efraim Filho
E o grupo de Nena de Valdemar,ex membro do G3 estáapoiando Zé Ronaldo...
Eu por amor ao sangue vou de Zil, isto se ele não der a pirimboleta na cabeça...Se levar isto até o dia da eleição!

Clicky Web Analytics