quinta-feira, 1 de julho de 2010

Começa hoje em Belém a maior festa de São Pedro do Estado da Paraíba. Alceu Valença é uma das principais atrações da edição 2010

Por Júnior Miranda
.
Enquanto na maioria das cidades nordestinas os festejos juninos se encerraram, na cidade Belém, no interior do Estado da Paraíba, localizada a cerca de 120 quilômetros da capital João Pessoa, os festejos estão apenas começando.

Serão três dias (01 a 03 de julho) de muita folia com algumas das principais bandas de forró do Nordeste, como a Banda Magníficos, Forró do Muído, Forró Pegado, Geraldinho Lins, entre outros. Porém, um dos shows mais esperados é o do cantor pernambucano Alceu Valença, que estará se apresentando na região do Brejo Paraibano pela primeira vez.

A Festa do São Pedro de Belém foi criada em 1997 e está incluída no Calendário Turístico do Estado da Paraíba desde o ano de 2004. No evento já se apresentaram artistas de renome nacional como Fagner, Zé Ramalho, Leonardo e Cláudia Leite com a Banda Babado Novo. É na cidade de Belém que praticamente se encerram os grandes eventos da temporada junina na Paraíba.

Durante o período da festa, o município de Belém recebe turistas de vários estados do Nordeste como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Em uma só noite de festa, por exemplo, no município com aproximadamente 20 mil habitantes, o festejo atingiu um público de quase 50 mil pessoas.

Com uma localização geográfica privilegiada, o acesso ao município de Belém, no estado da Paraíba, pode ser feito através das rodovias estaduais PB-073, vindo da capital João Pessoa pela BR-101, em direção à Microrregião de Guarabira, e pela PB-105, vindo da cidade de Campina Grande através da BR-230, em direção à Microrregião do Brejo Paraibano.

A cidade de Belém também está próxima à divisa do Estado da Paraíba com o Estado do Rio Grande do Norte pelo município de Passa e Fica. Em relação a distância entre as principais cidades da região, Belém dista cerca de 120 km de João Pessoa, 95 km de Campina Grande, 140 km de Natal e 250 km de Recife.


P.S Informações e fotos que publiquei na Wikipédia em 2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpe pela entromissão, mas Belém não pertence ao Brejo Paraibano e sim a Guarabira. Só quis ajudar.

Júnior Miranda... disse...

Vc tá correto anônimo, de acordo com IBGE Belém não faz parte da Região do Brejo, faz parte da microrregião de Guarabira. Porém, várias cidades dessa região são conhecidas dessa forma. Guarabira, por exemplo, é conhecida como a Capital do Brejo, e não faz parte do Brejo. Curioso é Solânea, que faz parte do Curimataú e é vizinha a Bananeiras, em pleno brejo. O IBGE tem as suas divisões, mas na prática o povo conhece as cidades dessa forma. Obrigado pela visita, e não é intromissão, não. Pode comentar. Fique a vontade. Abs

Clicky Web Analytics