terça-feira, 6 de julho de 2010

Belém consegue atingir a maioria das metas do IDEB, mas cai nas séries finais do ensino fundamental

Por Júnior Miranda
.
O município de Belém, localizado no Agreste Paraibano, conseguiu atingir a maioria das metas estipuladas no IDEB realizado em 2009, porém, em relação às séries finais do ensino fundamental (8ª série e 9º ano) na rede municipal de ensino, o índice teve uma redução considerável comparando-se ao último exame em 2007.

Nas primeiras séries do ensino fundamental (4ª série e 5º ano) na rede municipal de ensino, Belém conseguiu ultrapassar a meta do IDEB para 2009 que era de 2.9, e atingiu 3.7 no índice. Pontuação maior que o IDEB da Paraíba nessa fase que atingiu 3.5. No entanto, vale destacar o resultado da Escola Estadual Felinto Elíseo que atingiu 4.1 nas primeiras séries do ensino fundamental, superando a média de Belém (3.7), da Paraíba (3.5), e aproximando-se da média nacional (4.4)

Ainda nessa primeira fase do ensino fundamental, o resultado do IDEB da rede municipal de ensino em Belém (3.7), superou aos dos municípios como Araruna (3.2) e Guarabira (3.4), e igualou aos resultados dos municípios de Bananeiras (3.7) e Pirpirituba (3.7).

Já os municípios da região que se destacaram no resultado do IDEB nestas séries iniciais (4ª série e 5º ano) foram: Campo de Santana (4.1); Dona Inês (4.2); e Sertãozinho (4.4), este último, atingindo a média nacional. Outros municípios da região que também conseguiram atingir a meta de 2009 foram: Caiçara (3.4, meta 2.9); e Lagoa de Dentro (3.9, meta 3.7).

Entretanto, os municípios próximos a Belém que não atingiram a meta do IDEB nas séries iniciais do Ensino Fundamental no ano passado foram: Duas Estradas (2.2, meta 3.1); Logradouro (2.7, meta 3.3); e Serra da Raiz (3.1, meta 3.3).

Destaca-se ainda, que as duas principais cidades da Paraíba (João Pessoa, com 4.0, meta 3.3 e Campina Grande, com 3.8, meta 3.5) conseguiram alcançar as metas, porém, com o IDEB próximo, e até inferior, aos índices das cidades polarizadas por Guarabira.

Com relação às séries finais do Ensino Fundamental (8ª série e 9º ano) na rede municipal de ensino (Escola Anita Barbosa de Melo), o município de Belém conseguiu apenas 2.8 para uma meta de 3.5. Mesmo índice da Paraíba, porém, a meta era de 2.7, ou seja, o estado conseguiu superá-la, da mesma forma que a Escola Estadual Márcia Guedes de Carvalho em Belém, que conseguiu ultrapassar a meta e atingiu 2.9, todavia, resultados ainda muito baixos. Já a média nacional foi de 3.6, superando também a meta que era de 3.3 para a 8ª série e 9º ano.

Por fim, na última série do ensino médio na rede estadual de ensino, os resultados mostram que em 2009 tanto o Brasil, quanto a Paraíba, conseguiram ultrapassar a meta do IDEB, e atingiram, respectivamente, 3.4 e 3.0.

P.S. Nos dados divulgados pelo MEC não constam a avaliação da 3º série do ensino médio em Belém.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics