quarta-feira, 7 de julho de 2010

Organizações Globo não respeitam nem os povos vizinhos: Paraguaios se revoltam contra ofensas do canal Sportv ao Paraguai



A polêmica reportagem exibida pelo SporTV sobre o Paraguai, no último fim de semana, continua a provocar indignação na imprensa e no governo do país vizinho. Nesta segunda-feira, a ministra do Turismo paraguaia, Liz Cramer, enviou nota de repúdio ao canal brasileiro, informa o jornal ‘ABC’, um dos principais do Paraguai.

A repercussão negativa da reportagem, que satirizava símbolos da cultura e atrativos turísticos paraguaios ao falar da seleção do país e da modelo Larissa Riquelme, obrigou o SporTV a fazer um pedido público de desculpas. Após a derrota do Paraguai contra a Espanha na Copa do Mundo, o canal se desculpou “pela péssima maneira” com que retratou o povo paraguaio, e classificou o desempenho de sua seleção como motivo de orgulho para a região.

No entanto, a ministra paraguaia considera que o impacto das imagens é muito superior ao de um pedido de desculpas. “Já que falaram do turismo, das paisagens do Paraguai, de seu povo, sua cultura, da noite, da gastronomia etc, a Secretaria Nacional do Turismo convida com respeito e convicção o produtor, editor, os apresentadores e o locutor de tal material para que venham nos conhecer e se surpreender com este país e a derrubar preconceitos”, afirmou Cramer, no comunicado, segundo o ‘ABC’.

A reportagem ainda motivou artigo em tom indignado de outro jornal paraguaio, o “La Nación”, seguido de vários comentários de leitores – muitos deles brasileiros – corroborando a ira local. A cantora Ramonita Vera, citada de forma pejorativa na reportagem do SporTV, também criticou a matéria, em vídeo produzido pelo ‘ABC’.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics