quinta-feira, 22 de julho de 2010

Entre as 50 melhores escolas públicas no Enem, 39 delas são federais

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem), divulgado nessa semana pelo Ministério da Educação, mostra que 39 do total de 50 escolas públicas com maiores notas no ensino médio regular pertencem à rede federal de ensino. Em sua maioria, são colégios militares ou instituições vinculadas ao ensino superior, como os colégios de aplicação.

A fórmula para o bom resultado reúne boas estruturas e professores qualificados. Um desses casos é o Colégio de Aplicação Coluni, melhor colocado entre as escolas federais. Situado dentro da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, o Coluni atende 480 alunos – destes, 180 fizeram o Enem.

Para a diretora do Coluni, Eunice Bitencourt, o bom desempenho se deve ao “clima universitário” que os alunos vivem, permitindo o acesso a uma biblioteca, um auditório e a convivência no meio universitário. Eunice também chama atenção para o fato de os professores serem concursados.

Grande concorrência

Sendo um colégio público, nenhum aluno paga pelo ensino, mas precisa haver uma seleção porque é muito concorrido. “Fazemos uma prova de seleção todos os anos. Temos uma média de 15 alunos por vaga.”

Todo o material didático usado pelos professores e alunos, segundo ela, vem do Programa Nacional do Livro Didático. “Os professores escolhem os livros que querem usar, e o MEC envia. No próximo ano, esse livro é repassado a outros alunos”, conta.

Área rural

Da cidade para a zona rural, a surpresa veio da cidade de Florestal (MG), com aproximadamente 6 mil habitantes. O Centro de Ensino e Desenvolvimento Agrário Florestal obteve 623 pontos e foi a melhor classificada entre as rurais.

A diretora de ensino, Maria Amélia Lopes da Silva, disse que a qualidade do ensino da escola é explicada pelo intercâmbio entre o ensino médio e o técnico, o que atrai muitos jovens. “Inclusive temos uma grande procura dos alunos da cidade, da área urbana.” Os professores federais também contribuem para a qualidade. “Temos professores até com mestrado”, conta.

Ao todo, segundo informou o Ministério da Educação, quase 2,6 milhões de estudantes em todo o Brasil fizeram o Enem em 2009. Como a prova não é obrigatória, é preciso ter cautela ao comparar as escolas, explica o MEC.
.
Mais informações no site: www.dilma13.com.br

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics