domingo, 25 de julho de 2010

Pesquisa Datafolha: Dilma lidera na espontânea. Serra tem a maior rejeição. E ainda continua tudo empate? Tem algo de podre no "Reino do Datafolha"

Por Júnior Miranda
.
Curioso o resultado da pesquisa Datafolha contratada pela Rede Globo. De acordo com o instituto, Dilma e Serra estariam tecnicamente empatados. Resultado totalmente diferente da pesquisa contratada pela Rede Bandeirantes ao Vox Populi, e divulgada praticamente no mesmo dia no Jornal da Band, dando uma vantagem de 8 pontos de Dilma à frente de Serra.

Porém, mais interessante ainda são os detalhes da pesquisa Datafolha. Na pesquisa espontânea Dilma lidera as intenções de votos com 21%, deixando Serra para trás com 16%. Até num eventual 2º turno Dilma ganharia de Serra, segundo o Datafolha. Já no quesito rejeição, Serra tem o maior índice e atinge 26%, ou seja, esse percentual de eleitores não votaria de maneira alguma no Serra.

Se Dilma lidera as intenções de votos no quesito crucial que é a pesquisa espontânea, quando os eleitores lembram-se da candidata sem o nome dela ter sido apresentado, e ainda o adversário, no caso Serra, ter o maior índice de rejeição, como a pesquisa no geral dá empate técnico? No mínimo uma baita de uma contradição.

Outro detalhe, não da pesquisa do Datafolha, mas da repercussão das duas pesquisas, evidencia uma atitude estranha. Observem:

Quando a Rede Bandeirantes - que por sinal é bastante ligada ao setor ruralista que se posiciona contra o PT - divulgou a pesquisa do Vox Populi confirmando a liderança de Dilma, as principais emissoras de TV brasileiras como, Record, SBT, Gazeta, entre outras, divulgaram o resultado da pesquisa. Exceto quem? Isso mesmo. A única emissora que não deu destaque da pesquisa Vox Populi foi a Globo. Todas as outras repercutiram.

Já na pesquisa do Datafolha a Globo divulgou amplamente o empate técnico entre os candidatos a presidente. É claro que ela divulgaria o resultado dessa maneira, até porque quem contratou a pesquisa foi ela, a Globo. Contudo, as outras emissoras repercutiram a pesquisa do Datafolha da mesma forma como a do Vox Populi contratada pela TV Bandeirantes, inclusive o próprio Jornal da Band divulgou a pesquisa da Globo. São as velhas contradições e manipulações da emissora dos Marinhos.

Por tudo isso há que se dizer: Tem algo de podre no “Reino do Datafolha”

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics