terça-feira, 20 de julho de 2010

O “terrorista” que tirou milhões de brasileiros da pobreza e tornou-se um dos líderes mais respeitados do mundo

“Eles não usam black-tie”


Um dia assisti o filme “Eles não usam black-tie” sem entender muito. Estava ainda na juventude e tudo o que queria era buscar conhecimentos relacionados aos movimentos relacionados as lutas pela democratização e pela libertação das populações oprimidas.


Devorei obras sobre Chê, Vargas Llossa, e tantos outros. Era muito mais intuição que um processo lógico de escolha de leituras. Participei de protestos e greves, aliás, como tantos outros brasileiros. As conquistas eram minguadas mas, não seu significado. Cada centavo ganho em um aumento salarial eram um pedacinho de tantos sonhos que ainda estavam por realizar-se.


A eleição do primeiro Presidente da República pelo voto. A escolha pode não ter sido a mais acertada. A estrada, no entanto, começou a ser construída. Depois, dele outro, um que “estranhamente” desdisse o que havia escrito e que era parte da história de sua vida. A luta não se encerrou, esperou-se a história inteira do Brasil para chegar o dia de uma pessoa simples, dessas que, como eu ou você que andam pela rua, sem precisar de seguranças ou carro blindado.

Foram oito anos de conquistas. Lembro do salário mínimo e do sonho dos cem dólares. Impossível! Vai quebrar as empresas! ... O salário mínimo superou a barreira intransponível dos conservadores e as empresas não fecharam as portas. A economia não ruiu, cresceu, geraram-se mais empregos. E onde estão os profetas do apocalipse? Juntam-se em uma nova empreitada, com outros estratagemas e o “velho e doce discurso” da experiência, de que se pode avançar mais. O trabalhador sabe que desses profissionais da lábia, da fala macia cuja pele de cordeiro esconde um lobo e que dele somente pode esperar um voraz apetite e cuja presa será o incauto que se render ao cântico das sereias.

O Partido dos Trabalhadores tem sua história ligada a luta pelas reivindicações não é necessário nenhuma cantilhena. O nome do partido já diz o que é: Partido dos Trabalhadores. Daí a legitimidade histórica de dizer que DILMA significa melhores salários e benefícios sociais. O trabalhador já conhece a história desse filme e seus protagonistas.
.

Por Hilda Suzana Veiga Settineri
Pescado do Onça Pintada

Fonte: Blog Terra Brasilis

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics