quarta-feira, 28 de julho de 2010

DILMA participará hoje, na UFRN em Natal, do encontro da SBPC, o evento científico mais importante da América do Sul

Dilma Rousseff participará nesta quarta-feira, 28/7, da 62ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal. No evento, ela deverá lembrar a ampliação dos investimentos em pesquisa e inovação tecnológica pelo governo Lula.

Entre 2003 e 2009, o número de bolsas para pesquisas científicas passou de 83 mil para 149,5 mil. A expectativa para este ano é que 160 mil bolsas sejam concedidas. Já os institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs), que somavam 17, são agora 122.

Mobilização – Dilma terá ainda um encontro com a população no bairro do Alecrim, no coração da cidade. A concentração está marcada para 14h no ponto do Mercado das Seis. De lá, a candidata seguirá até a Praça Gentil Ferreira, onde foi realizado, 25 anos atrás, o primeiro comício pelas eleições diretas no Rio Grande do Norte.

R$ 865 milhões para pesquisa

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, assinou nesta semana a autorização para a abertura de editais pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 865 milhões.

Deste total, meio milhão será destinado para pesquisas em empresas privadas e o restante para o setor público. O ministro afirma que o Brasil está perto de integrar o seleto grupo dos maiores produtores de conhecimento científico, o que tem despertado o interesse de multinacionais em trazer seus centros de pesquisa para o país.

Em 2008, os pesquisadores brasileiros publicaram 30 mil artigos científicos. Atualmente, o país ocupa o 13º lugar na publicação de material científico – ficando na frente de países como Rússia e Holanda.

A assinatura ocorreu durante a abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal. O evento científico é considerado o mais importante da América do Sul.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics