quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vergonha para o Governo da Paraíba: Vale dos Dinossauros em Sousa poderá ser interditado devido abandono

Como cidadão paraibano e acadêmico de História da UEPB, e que inclusive estarei participando no próximo sábado de uma aula de campo no Sertão da Paraíba sobre escavações arqueológicas, fico indignado com o descaso do Governo da Paraíba com o Vale dos Dinossauros, localizado na região de Sousa, no Sertão Paraibano, um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo devido a sua peculiaridade, com os vestígios de pegadas de dinossauros.

Será que os empréstimos do governo estadual, que já ultrapassaram a marca de 1 bilhão de reais nos últimos meses, não contemplará a restauração deste importante sítio paleontológico do Estado da Paraíba? Até quando nós paraibanos seremos motivos de chacota por parte dos nossos vizinhos do Rio Grande do Norte que dizem nos encontros acadêmicos que se a Paraíba não cuidar das suas riquezas arqueológicas e paleontológicas podem deixar que eles cuidam? Que vergonha Paraíba! Até quando vamos continuar nessa situação?

Segue a matéria publicada no site Diário do Sertão sobre o abandono da região do Vale dos Dinossauros em Sousa:

"É lamentável como o Vale dos Dinossauros na cidade de Sousa vem sofrendo um verdadeiro abandono nos últimos anos”. O lamento é do administrador do sítio arqueológico encravado no Vale do Rio do Peixe, Robson Araújo Marques.

Ele também afirmou que desde 1975 vem sendo o guardião do local e não se considera um administrador porque nunca recebeu remuneração do governo pelo seu trabalho.

Justiça

O Procurador Regional Federal Yordan Moreira Delgado, ao tomar conhecimento da situação lamentável em que se encontra o Vale dos Dinossauros, na cidade de Sousa, irá solicitar do Corpo de Bombeiros e à SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), uma detalhada perícia em toda a estrutura do Complexo Turístico afim de obter informações para resolver a situação.

Yordan Moreira também solicitará um outro ofício para a diretoria do Vale, que terá cinco dias para apresentar um relatório acerca do problema.

Transferência

Em virtude deste descaso, no próximo dia 1º de julho, a prefeitura irá transferir nove funcionários que cuidam da limpeza e manutenção do vale para outros serviços.

Caos

O administrador do sítio arqueológico encravado no Vale do Rio do Peixe, Robson Araújo Marques, lamentou o abandono que o Vale dos Dinossauros vem sofrendo nos últimos anos. “É muito importante preservar estes vestígios arqueológicos, que são uma das marcas mais importantes para a história da paleontologia no mundo inteiro”, esclareceu.

Fonte: Diário do Sertão

8 comentários:

Anônimo disse...

Ué? Não me diga uma tragédia dessas. EU tinha comentado no meu ex-blog sobre a revitalização que o governo estadual havia projetado pra essa área...não era verdade? Ah que ilegal!! Não acredito nisso,,,

Anônimo disse...

Vai começar o bombardeio ao governo do estado... Pow Pow Pow!

VAL NUNES disse...

É verdade que o Vale dos Dinossauros precisa de uma atenção mais que especial, porém vale resaltar que é um problema de muito tempo, o descaso é de todos os governos que passaram pelo estado, não é apenas pelos emprestimos feitos pelo governo, é claro que o governo atual tem responsabilidade para com o Vale, mas vamos ser justos, TODOS OS GOVERNADORES deram as costas para esse caso. como afirmou o administrador desde 1975.

Jackson Leandro disse...

É lamentável tal notícia, como geógrafo posso dizer que me sinto envergonhado com tal informação, principalmente por saber que este é um problema que vem se arrastando há anos, entra governo e sai governo,nenhum demonstra preocupação e interesse com o nosso patrimônio histórico e cultura, como é o vale dos dinossauros. Prefiro encerrar por aqui apenas dizendo que lamento tal postura,pois não quero me estender além do que devo e posso.

Leandro - UFPB-João Pessoa disse...

Eitcha..nunca antes na historia da Paraíba se viu tanto 'tempo de prosperidada'...'nunca se fez tanto em tão pouco tempo pela 'paraíba'...Terra de homens cultos...pense! Quer saber mais? Não quero saber de passados. O 'tempo de prosperidade' é agora...o dinheiro existe agora...e eu quero saber lá de outros do passado. Quero ver o grande homem culto, Zé Maranhão investir em cultura...ah desculpe...ele é Coronel! Pobres academicos...e agora onde fazer suas pesquisas e relatorios? è meu amigo...o negocio tá feio! Pelo acho que a pista(asfalto) até lé deve existir né...cimentos e cimentos, betumes e betumes...revestimentos estruturais para a forma de pensar paraibana...Êhh

Professor Marciano disse...

Júnior, gostaria de saber se seria possivel você divulgar quando sair, a lista dos professores convocados para a prefeitura de Solânea.

Júnior Miranda... disse...

Profº Marciano, infelizmente não tenho muitas informações sobre o concurso da prefeitura de Solânea, porém, vou procurar informações com um amigo da faculdade que é de lá, e se ele tiver a informação da lista de aprovados eu publicarei aqui no blog. Abs!

zazá barros disse...

Mais uma vagabundagem dos caras de pau.cansei de comentar!!!!

Clicky Web Analytics