sexta-feira, 18 de junho de 2010

Educação, Esporte e Lazer: Quase 4 mil jovens acompanham palestra de Ricardo Coutinho sobre projetos para a juventude paraibana

Nunca se viu isso de um candidato ao Governo da Paraíba: Ricardo Coutinho dialogando cara a cara com os jovens paraibanos. (foto copiada do twitter)

Levar a experiência do Bolsa Universitária de João Pessoa para toda a Paraíba. Esta foi uma das propostas apresentadas pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), na noite de ontem durante palestra concedida a mais de 3,5 mil jovens. Ricardo foi um dos palestrantes do Seminário Juventude e Cidadania, promovido pela Agência Mandalla no ginásio do Sindicato dos Bancários, na Capital.

Ricardo Coutinho falou da experiência pioneira criada pela Prefeitura de João Pessoa, destinada a jovens carentes que ingressaram no ensino superior. “Muitas vezes o jovem luta para entrar em uma faculdade e, mesmo estudando em universidade pública ou mesmo inserido no ProUni, não consegue se manter no curso e é obrigado abandonar os estudos”, comentou.

Foi pensando nisso que durante sua gestão como prefeito da Capital paraibana, Ricardo criou o Bolsa Universitária, que concede bolsas a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino de nível superior, pública ou privada, que estejam inseridos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal. O programa funciona para efeito de auxílio nas despesas inerentes ao desenvolvimento do curso universitário.

O objetivo é auxiliar os estudantes carentes que, muitas vezes, necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos seus estudos. Assim, o programa representa uma ajuda de custo para despesas, como livros, xerox e passagens. “Penso que essa experiência deve ser espandida para todo o Estado”, defendeu.

Espaços de lazer – Para melhorar a qualidade de vida dos jovens com inclusão social, Ricardo Coutinho propôs ainda a expansão dos espaços de lazer e cultura, com a recuperção e criação de praças públicas, de anfiteatros e locais para a prática de esportes, como quadras poliesportivas, pistas de skate e ciclovias.

“A Paraíba precisa ter mais espaços de convivência para o encontro dos jovens. Locais que farão com que suas diferenças se tornem convergentes e assim, poderemos criar cidadãos mais saudáveis, solidários e com respeito ao próximo”, comentou.

Escolas Técnicas – Outra medida defendida pelo socialista é a criação de Escolas Técnicas Estaduais. Ricardo Coutinho acredita que o Governo precisa levar o ensino profissionalizante para todas as regiões do Estado, qualificando os jovens para o mercado de trabalho.

“A juventude precisa ter direito de ter uma profissão estabelecida. O mercado de trabalho precisa abrir suas portas para os filhos e as filhas do povo”, ressaltou.

Fonte: ParlamentoPB

5 comentários:

André disse...

Meu Deus, a que ponto esse blog chegou, a capacidade máxima desse ginásio é de 1500 pessoas, eita que apelação.

Anônimo disse...

Só da ricardo nesse blog agora affff
dilma ainda vai mas ricardo...

Petronio Thomaz disse...

No transcorrer do período e horário eleitoral veremos mais detalhes e, no ínterim entre um tempo e outro, qual deles, Ricardo ou Zé, se afinará mais com a percepção critica do povo! Veremos mais adiante a diferença entre o renovo e o 'de novo', confesso que pelo menos as imagens traduzem, digamos que a perceptível relação popular o transfere ao ex-prefeito um tom de sintonia, digamos que, mais democrática e popular. A idéia é essa mesma - projetos de governo se faz assim democraticamente ouvindo e aprendendo apartir da opinião e forma de pensar em conjunto! Será enriquecedor vermos candidatos que entravem com ética, sem baixarias e o fazer político se faça mais válido quando o assunto é 'posição igualitária' na busca e no mostrar ideais!
Espero que o governador atual, José Maranhão mostre a capacidade de entoar a musicalidade do debate democrático e construa junto ao poder um pensamento de mais futuro e passe renovar a cada dia o pensamento político paraibano; que o possa também conversar com o povo para que dele possa reter a essência democrática e tenhamos assim um embate político que se estenda e entenda além do pensar pequeno e mesquinho. Tá na hora de o povo exercer seu papel de protagonista nessa bipolaridade e, que essa enseada democrática que repete a cada quatro anos seja realmente mais voltada para o âmbito das idéias, do pensar com responsabilidade, da unidade de construção e surja assim o acontecer democrático; o parear dos projetos; o consolidar dos planos e assim seja, que no período das campanhas, debates e afins vença o aquele que a Paraíba entender que seja o melhor sem ter que misturar nesse debate posições pessoais e personagens do passado. Que construamos uma nova Paraíba apartir do debate e saia vitoriosa a parte mais forte - o povo e seu voto.

Júnior Miranda... disse...

André? Reclame inicialmente do Portal ParlamentoPB pela divulgação da quantidade de jovens no encontro, mas uma coisa é certa meu amigo, o ginásio de que vc tá falando estava lotado, como vc pode constatar na foto. O importante André? é que Ricardo Coutinho está demonstrando mais capacidade de diálogo com a juventude do que o atual governador, que em 3 mandatos não propôs 1 política concreta voltada a juventude paraibana. Pense nisso sem radicalismo.

Já o caro anônimo, o blog é tão democrático que publiquei seu comentário com a sua crítica mesmo sendo anônimo.

Sabe pq venho publicando essas propostas do candidato Ricardo Coutinho? Porque não se vê do atual governador nenhum projeto para a futuro da juventude paraibana. São as mesmas coisas das outras duas administrações.

A nova geração de paraibanos não aguenta mais esse tipo de política centralizadora do atual governo, excluindo o caráter participativo da população paraibana. Maranhão deu o que tinha que dar. Cássio Cunha Lima também. Tá na hora de um novo projeto para a Paraíba. 4º mandato para um governador que não mudou as práticas políticas da Paraíba acho de mais para um estado que ficou para trás em comparação aos vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte, que por sinal são administrados por políticos socialistas como Ricardo Coutinho. Pense nisso.

Porém, quero dizer que o espaço do blog estará aberto para o debate.

Saudações a todos!

Prá que falar o nome... disse...

Pq Ricardo Coutinho encomoda muita gente? Será pq ele tem a capacidade de dialogar com a sociedade e fala a linguagem que a população quer ouvir? Ninguém aguenta mais essas politicagens de Zé Maranhão. Só faz obras em tempo de eleição, e muitas só existem em propagandas do Governo. Nunca teve uma politica permanente que valorize o social.
Bora juventude! Avante com quem quer mudar realmente nosso destino.
Zé Maranhão nunca mais.

Clicky Web Analytics