quinta-feira, 17 de junho de 2010

Infraestrutura e Turismo: Ricardo Coutinho quer criação de Política de Turismo para a Paraíba em parceria com setor produtivo


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, propôs a elaboração de uma Política Estadual para o Desenvolvimento do Turismo, criada em parceria com o setor e baseada no estabelecimento de metas. “É preciso que o poder público e o setor produtivo deixem de pensar em uma política de governo e trate a questão do turismo como uma política de estado, extrapolando o universo eleitoral”, defendeu.

Ricardo Coutinho participou de debate com representantes do trade turístico do Estado na noite de ontem, no Hotel Caiçara, em João Pessoa, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB). Entre as ações do Plano de Turismo, Ricardo defendeu a qualificação do setor; investimentos em infraestrutura; melhoria nas ações de marketing e divulgação; valorização da cultura regional e das particularidades do Estado.

Na área de infraestrutura, o pré-candidato falou da importância de investir na melhoria de acesso e das condições de visitação e divulgação de destinos turísticos, a exemplo do Parque dos Dinossauros, em Sousa; do Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras; das pinturas rupestres de Ingá, além do praias do Litoral. Neste último ele propôs que seja feita a integração dos municípios costeiros, lingando o Litoral Norte e o Litoral do Sul do Estado.

“Precisamos construir uma via Litorânea Norte que, inclusive, facilite o acesso das praias daquela região com o Rio Grande do Norte. Esta é uma comunicação que nos interessa. Como também nos interessa melhorar o acesso das nossas praias do Litoral Sul com Pernambuco. Precisamos investir em infraestrutura. Não é possível que os municípios litorâneos com o pontencial turístico que têm continuem da forma que estão, sem estradas, sem saneamento básico, sem coleta de lixo adequada, entre outros problemas”, pontuou.

“Embaixadas” – Além do fortalecimento das ações internas, Ricardo Coutinho também falou da necessidade de fortalecer as ações fora do Estado, com realização de campanhas de marketing e divulgação que projetem a Paraíba como destino turístico competitivo. Uma dessas iniciativas seria a criação de espécies de “embaixadas turísticas”, situadas em Estados estratégicos. “Esses espaços funcionariam como porta de entrada de turistas e também como propagadores da cultura paraibana”, defendeu.

Questionado sobre como o Estado iria investir em tais ações, o socialista disse que os recursos do tesouro estadual precisam ser melhor direcionados e, para isso, o Governo precisa elencar prioridades. “Os recursos vão existir na medida que forem eleitas prioridades. Os recursos que não forem utilizados para desenvolver a Paraíba precisam ter um novo direcionamento”, frisou.

Fonte: ParlamentoPB

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics