domingo, 13 de junho de 2010

Minha Terra Paraíba: Um dia em São João do Tigre, no Cariri Paraibano

Por Júnior Miranda
.
São João do Tigre, município do estado da Paraíba localizado na Região da Borborema e na microrregião do Cariri Ocidental, em pleno semi-árido, e onde está encravada a APA (Área de Proteção Ambiental) das Onças, uma das poucas áreas do Bioma Caatinga no Estado da Paraíba que ainda está, um pouco, preservadas.

Foi este o lugar onde estive neste final de semana numa aula de campo de Arqueologia promovida pelo doutor em Arqueologia, o professor paraibano Juvandi de Sousa. Uma região rica em sítios arqueológicos, e de uma importância muito grande para a Arqueologia brasileira e mundial.

Contudo, mais uma vez lamento o descaso do governo estadual em relação à infra-estrutura da APA das Onças em São João do Tigre. Para termos uma ideia da falta de interesse do governo da Paraíba, para termos acesso ao município de São João do Tigre, passando pelo município de Camalaú, temos que trafegar por cerca de 60 km numa estrada de barro.
.
Incrível! Numa área tão importante para estudos arqueológicos e para o desenvolvimento do turismo ecológico, não existe nem uma via de acesso asfaltada. É lamentável! Até mesmo um arco construído na entrada da APA das Onças foi mal feita e custou mais de 120 mil reais.
.
Confira algumas fotos tiradas durante a aula de campo:

O editor do blog segurando uma cabritinha nos braços ao lado do garoto João Paulo (rsrs)

Pinturas rupestres na APA das Onças

Arco na entrada da APA das Onças

Vegetação típica da Caatinga

Vista parcial da APA das Onças em São João do Tigre-PB

3 comentários:

Carlos - UEPB - Historia disse...

Ué...vc quer estradinha asfaltada é...? hen...hen... tenhno de vc. pobre academico...vá sonhando vá...isso seria preciso que a Paraiba tivesse alguem de cultura na frente do governo! rs

Júnior Miranda... disse...

Ué Carlos... vc quer estradinha asfaltada é...? hen...hen... tenhno de vc. pobre academico...vá sonhando vá...isso seria preciso que a Paraiba tivesse alguem de cultura na frente do governo! rs

zazá barros disse...

Meu amigo Junior, se a estrada que liga Belém a Caiçara somente saiu do papel a alguns anos atrás, quando a mesma sempre fora importantíssima para os paraibanos, por ligar as cidades dessa região ao estado vizinho, o rio grande do norte. E que por cima ainda fizeram a coisa pela metade, quando só asfaltaram o trecho Belém a logradouro ,deixando para trás o trecho logradouro a Nova cruz. Agora me diga, em que século a secretaria da cultura de nosso estado vai se conscientizar de que se deve preservar e asfaltar esse parque de tão relevante grau histórico para a Paraíba?. Só sabe de seu real valor, aqueles que o conheceu como o fez a sua pessoa, do contrario! Nenhum secretario da cultura ou meio ambiente vai sair de seu confortável ar-condicionado na capital para se embrenhar nesse mato á dentro com a finalidade de transformá-lo num lugar merecedor de acolher turistas de todo o mundo. Só se a rede globo convidasse um deles para participar de uma reportagem nas dependências do mesmo. Daí eles fariam questão de mostrar o que se chama por parque!Amei suas fotos, como sempre és justo em suas reportagens, pois tens a visão de um ser civilizado e engajado nas questões as quais se dizem respeito ao bem estar dessa região, em especial a nossa gente, procurando assim ser honesto consigo mesmo, e para com todos. Parabéns! Roubarei algumas fotos para mim! Parece-me a teoria do caos, quando a natureza por sua vez nos fez criatura dela, agora nós criaturas nos revoltamos contra o nosso criador a natureza.É SÓ!!

Clicky Web Analytics