quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Zé Santana é reeleito Presidente da Câmara de Belém, mas por um voto oposição não faz o vice-presidente.

O atual presidente da Câmara de Belém, o vereador Zé Santana (PMDB), foi reeleito, por unanimidade, presidente da casa legislativa na eleição realizada na noite do último sábado (04). Zé Santana conduzirá a Casa de José Adauto Pessoa durante os próximos três anos, já que a eleição foi antecipada e ele está no seu primeiro ano na presidência. A vice-presidência também continuará sendo ocupada pela vereadora Betânia Barros (PC do B) pelos próximos três anos. Continua na 1ª secretaria o vereador Macena, e a 2ª secretaria ficou com o vereador Zé Carlos, antes ocupada por Júnior Macedo.

No entanto, de acordo com informações vindas da Câmara Municipal, por apenas um voto o vereador Guia, que é da oposição, não foi eleito vice-presidente da casa, numa articulação envolvendo parlamentares da base aliada do prefeito Roberto Flávio. Segundo as mesmas informações repassadas ao blog, o vereador Zé Carlos (PSB) declarou abertamente o seu voto no vereador Guia para ocupar a vice-presidência.

Como a oposição tem apenas dois vereadores, Bau e o próprio Guia, especula-se nos corredores da Câmara de Belém que o vereador Macena (PSB) também teria votado no vereador da oposição, ficando justamente o total de 4 votos obtidos pelo vereador Guia, já que comenta-se nos bastidores da casa que o vereador da situação teria sido um dos interlocutores para o apoio ao vereador da oposição, lembrando que meses atrás o vereador Macena se lançou candidato a vice-presidente da chapa, mas não obteve apoio da maioria da base aliada.

Com este resultado apertado na eleição para vice-presidente da Câmara Municipal de Belém, tendo um vereador de oposição recebido o apoio de dois parlamentares da base de sustentação do atual prefeito, paira no ar algumas dúvidas em relação a este episódio: Será que os vereadores Zé Carlos e Macena deixarão de apoiar o prefeito Roberto Flávio, já que desconsideraram a orientação do próprio prefeito que era de apoiar os vereadores Zé Santana e Betânia Barros? Como se comportarão os parlamentares mirins nas próximas decisões da chamada base aliada?

Ou ainda, como vai ser daqui pra frente à relação do chefe do poder executivo belenense com sua “base” de apoio na Câmara? Após o resultado, os vereadores que seguiram a orientação do prefeito ganharão mais credibilidade diante do executivo, diferentemente dos outros dois? Pois é, vamos acompanhar os próximos capítulos desta nova, ou não tão nova assim, novela política belenense. Muitas águas ainda vão rolar. Lembrando que os dois parlamentares são do PSB, atual partido do ex-prefeito Tarcísio Marcelo.

5 comentários:

Anônimo? disse...

Nessas horas sabemos que são os aliados de Roberto.
Agora fica uma pergunta? Quem estaria por trás disso tudo? Quem são os acessores dos vereadores dito aliados de Roberto? Que influência recebem dos mesmos.
Pois Bem. Aliados não são aqueles que figem ser amigos do Prefeito. Aliados são aqueles que na hora do "pega pra capar" defendem e estão juntos ao Prefeito defendendo a sua administração.

Unknown disse...

é claro que esses dois veriadores não fazendo o jogo de tarcisio simplimenten não concordam com o estilo da veriadora betania

Jackson Leandro disse...

Eita que a farra pelo poder tá grande viu!
Anteciparam a eleição da mesa diretora que seria no final do próximo ano, pra um ano antes?!
Eita e pensar que fizeram todo um estardalhaço quando a assembléia legislativa antecipou também em um ano a eleição da mesa diretora e reelegeu Arthur Cunha Lima presidente...Não sou tucano não, deus me livre,ao contrário sou anti- cássio, detesto político corrupto e sonso...mas sejamos justos se caem em cima de um pelo mesmo erro que o outro cometeu então que os dois sejam criticados...ridículo isso, qd se fala em poder todos eles se empenham que é uma beleza, mas quando o assunto é o povo, as dificuldades mais absurdas são impostas...PODE SER RADICAL, MAS ESTOU DE LUTO PELO QUE A CÂMARA FEZ EM ANTECIPAR E POR ESSA BRIGA ESTUPIDA!

Anônimo disse...

Aí que dizer que, ao não concordar com o estilo da Vereadora Betânea é preciso votar em um da oposição? Que politica é essa? Votar fora da base só porque não concorda com o estilo de Betânia?!

Val Nunes disse...

Parabéns, José Santana pela vitória e fidelidade a Administração. uma gestão sem fofocas a frente da Casa José Adauto Pessoa.

Clicky Web Analytics