segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Copenhague: Convenção do Clima 2009 (COP-15)

A 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima é considerada o encontro mais importante do mundo desde o final da Segunda Guerra Mundial. Um encontro no qual os governos tentarão chegar a um acordo sobre o que precisa ser feito em relação ao clima do planeta, que está mudando rapidamente.

O evento se realiza em Copenhague, a partir deste 7 de dezembro. Lá, durante um período de 11 dias, é preciso alcançar um Acordo do Clima que seja justo e cujo cumprimento seja exigido por lei: um Acordo Real. Um acordo que enfrente, de forma substancial, as causas por trás das mudanças climáticas; e que reduza os impactos potencialmente devastadores dessas mudanças.

10 pontos propostos pela WWF para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas.

1. Os governos precisam criar um quadro de obrigações legais com uma emenda ao Protocolo de Quioto e um novo Protocolo de Copenhague, capaz de assegurar a sobrevivência dos países, das culturas e dos ecossistemas, e abrir o caminho para uma economia de baixo carbono.

2. O pico das emissões mundiais deve ser atingido antes de 2017, de forma a manter o aquecimento total bem abaixo do limiar de perigo, que é de 2°C, e chegar, tão logo seja possível, a um nível abaixo de 1,5°C.

3. Os países industrializados devem se comprometer com a redução de suas emissões em 40% até 2020, em relação aos níveis de 1990.

4. Os países em desenvolvimento devem concordar em adotar medidas significativas para que, até 2020, suas emissões fiquem no mínimo 30% mais baixas do que a regra tendencial.

5. As emissões oriundas da destruição das florestas devem ser reduzidas em três quartos (75%) até 2020, levando em consideração os direitos das populações indígenas e das comunidades locais.

6. Deve ser estabelecido um quadro para ações de adaptações imediatas, especialmente para os países e ecossistemas mais vulneráveis. Medidas de seguro e compensação devem estar incluídas.

7. Financiamento público no valor mínimo de US$160 bilhões por ano deve ser fornecido aos países em desenvolvimento para medidas de adaptação e mitigação. Isso deve ser feito por meio de fontes inovadoras de financiamento.

8. Estabelecimento de mecanismos para fortalecer a cooperação tecnológica referente à pesquisa, desenvolvimento e disseminação de tecnologias de baixo carbono, e com resiliência ao clima.

9. Um novo sistema institucional, sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC na sigla em inglês), deve permitir a coordenação, implementação e alocação de recursos, de forma transparente e democrática, bem como incentivar a conformidade a esse sistema.

10. As partes devem concordar com padrões transparentes e comparáveis para os mercados de carbono, as florestas e uso da terra, esforços de mitigação e inventários, bem como formas de limitar as emissões oriundas da aviação e navegação internacionais.
.
Fonte: WWF

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics