terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dilma representa o progresso. Enquanto Serra representa a volta da “era FHC”.

Por Célvio Brasil Girão*

O sociólogo e cientista político Emir Sader afirmou, em relação às próximas eleições, que a “direita pode ganhar e se reapropriar do Estado”, e que neste caso, “o governo Lula terá sido um parêntesis, dissonante em muitos aspectos essenciais dos governos das elites dominantes, que retornarão”. Sader afirma também que estas eleições, por outro lado, poderão “ser uma ponte para sair definitivamente do modelo neoliberal, superar as heranças negativas que sobrevivem, consolidar o que de novo o governo construiu e avançar na construção de um Brasil para todos.”.

De um lado a candidatura José Serra, que representa uma volta à “era FHC” com características neoliberais e privatistas. Candidatura direitista, de comportamento dissimulado e dúbio, pouco preocupada com as riquezas nacionais – como o pré-sal – e voltada para os interesses e privilégios das elites dominantes, sem compromisso com as reais carências do povo brasileiro.

O candidato da direita não apresenta um discurso claro ou planos pelo menos publicáveis, restringindo-se a declarações parcas, monossilábicas e vagas. A rigor ninguém sabe o que Serra realmente pensa ou planeja.

Não é sem razão que a imprensa golpista dos Civita, dos Marinhos, dos Frias e dos Mesquitas: Veja, Globo, Folha e Estadão e caudatários - instrumentos de uma elite perversa, egoísta e racista, que almeja a retomada do poder qualquer custo - apoia o candidato do PSDB com um “ardor” que ultrapassa os limites da ética, chegando a níveis inimagináveis de manipulação, de vilania e de torpeza.

Do outro lado temos Dilma Rousseff, candidata do Presidente Lula, portadora de comprovada capacidade de trabalho e competência, já demonstradas por todos os lugares por onde passou, exibindo seriedade e zelo com a coisa pública.

Exemplo de coragem e de bravura, mostradas no enfrentamento à ditadura militar quando ainda mal saíra da sua adolescência e exemplo também de serenidade e coragem ao enfrentar e vencer o câncer que a acometeu. Mesmo em tratamento médico, enfrentou e superou campanha onde a imprensa golpista, de forma abjeta, tentou colocar-lhe a pecha de mentirosa, inventando, entre outros, o episódio Lina Vieira.

Dilma se mostra em nossos dias, sobejamente capaz de fazer o Brasil continuar no caminho atual de grandes realizações e de conquistas sociais do governo atual, sem o perigo da volta ao neoliberalismo nefasto da era FHC, representado pela candidatura Serra.

Experimentada e familiarizada com o gerenciamento de programas de grande magnitude – o “Luz Para Todos”, o “Minha Casa, Minha Vida”, o “Bolsa Família”, o “PAC” - tem sido, a bem dizer, uma espécie de primeira-ministra do Presidente Lula.

Dilma tem hoje conhecimento profundo dos problemas nacionais em todas as áreas, estando inteirada dos procedimentos e posicionamento claros na inserção do País na América Latina e no cenário internacional. As alternativas estarão postas em 2010. A minha decisão já está tomada. Sou Lula, não mudo. Voto Dilma

*Célvio Brasil Girão é editor do Blog ContrapontoPIG


Fonte: Blog da Dilma

9 comentários:

Anônimo disse...

Junior Miranda, vê no site de Hermes de Luna o que Lula achava de dar ajuda ao povo pobre e o que ele acha agora. É uma vergonha. Sempre foi indispensável ajuda aos mais necessitados. Todo mundo sabe disso. Apenas o PT fingia não saber. Agora que tá no poder sabe que é necessário. O pior é que eles pousam de inventores da roda. Eitas políticos desonestos e incoerentes esses petistas, a começar pelo Presidente Lula.

Júnior Miranda... disse...

Meu caro anônimo, essa discussão já está tão saturada que a própria oposição a Lula deixou de falar. Mas, ti explicarei melhor, já que vc não entende. Uma coisa é assistencialismo em época de campanha, ou quando um político deixa de pagar os salários dos funcionários, deixa de investir na geração de emprego, para depois dar uma esmolinha pra dizer que está ajudando o pobre. Lula é contra e sempre foi contra esse tipo de prática. Outra coisa é um programa assistencial de transferência de renda como o Bolsa Família, programa elogiado até pela ONU. E mais, se vc acompanha os noticiários da TV deverá saber que a cada mês o Brasil bate recorde de geração de emprego com carteira assinada, mesmo no período da crise mundial. Isso é o governo do presidente Lula e do PT. Dá o peixe pra quem não consegue ainda pescar, mas que vai aprender a pescar, e ensina a pescar ao mesmo tempo. Saudações petistas.

Anônimo disse...

Você, como todo petista, é um demagogo.

Cezar Miranda disse...

Hermes de Luna! Muito proveitoso. Ele é imparcial na política... Kkkkk... Assim como o Jornal Nacional fala mal de Serra... Kkkk...

Júnior Miranda... disse...

Ué, meu caro anônimo! Vc me fez um questionamento e eu ti respondi. Se não lhe agradei, fazer o quê? Abraços natalinos!

Anônimo disse...

Abraços natalinos e muita paz pra você e toda sua família. Mas, voltando ao assunto INCOERÊNCIA DE LULA E DO PT, é bom que se saiba que não foi Hermes de Luna que escreveu qualquer coisa sobre as duas de muitas caras de Lula foi o próprio Lula quem falou. O vídeo tá lá, não é matéria escrita. É um vídeo em que Lula mostra que é incoerente e aproveitador. Só não me venha dizer que é montagem. Pois antes de ver esse vídeo todo mundo que não é petista já sabia que Lula metia o p... nos programas assistencialistas de outros presidentes e agora pratica assistencialismo com se fosse ele o primeiro a ter a iniciativa. Assistencialismo tem que existir mesmo, o povo pobre não pode esperar o país crescer economicamente pra poder ter melhoria na qualidade de vida. Se tiver que esperar o povo morre de fome. Pena que o PT já sabia disso, antes de entrar no poder, e fingia não saber. E o pior alguns malucos petistas ainda tem o mesmo discurso que o PT tinha antes de entrar no poder. Quer dizer que assistencialismo não pode no governo de outros partidos, só no governo do PT.

Júnior Miranda... disse...

Fico feliz por vc ter entendido o que comentei e por apoiar e reconhecer o programa Bolsa Família do Governo Lula, tão criticado pela oposição, mas reconhecido nacional e internacionalmente como um programa de transferência de renda que, junto com outras ações do Governo Lula como a geração de emprego e renda, diminuiu a miséria no país. Que bom que vc concorda com as ações de Lula. Apenas volto a repetir o que disse no outro comentário: uma coisa é assistencialismo eleitoreiro que distribui cestas básicas, óculos, dentadura, etc. em determinada época, outra coisa é um programa social do porte do Bolsa Família, que além ter objetivos como a permanência dos filhos na escola, também ajuda a economia local. Pergunte aos pequenos comerciantes de cidades do interior, por exemplo, a importância do Bolsa Família, que apesar de ser pouco gera renda, circula capital nas pequena economias do interior. Abraços natalinos e muita paz pra vc também. Obrigado por ler o nosso blog. Continue comentando.

Anônimo disse...

Longe de mim elogiar FHC, mas é que se saiba que os programas assistencialistas do seu governo não eram executados apenas em época de eleição. Basta lembrar o vale-gás e bolsa renda que o governo de Lula batizou de bolsa família e continuou a distribuí-lo nos mesmos moldes de FHC. Por conta desse assistencialismo é que FHC à época teve a popularidade nas altura e foi reeleito. Mesma cois fez Lula, pegou o bonde andando e usou do mesmo artifício. Por isso que eu digo quando o assunto é essa distribuição de renda de que o PT tanto se orgulha, isso nada mais é do que a continuidade do governo FHC. Até parece que Lula e FHC é um mesmo governo. Pena que os petistas acham que é diferente. Saudações antipetista e anti-FHC. Vamo falar a verdade quem sabe esse país um dia melhore, mas só melhora com a verdade. Já que os dententores de mandato tem que se desdobrar pra esconder a verdade, nós eleitores não somos obrigados a fingir que acreditamos. No mais, parabéns pelo blog. E muito obrigado pelo espaço.

Júnior Miranda... disse...

Respeito sua opinião, mas prefiro reendossar as palavras da Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito dos Programas Sociais do Governo Lula como sendo modelo para o mundo, a exemplo do Bolsa Família, algo que nunca foi reconhecido no Governo de FHC. Pode ter algumas semelhanças nos programas, mas o tal do vale gás ou do bolsa renda era desvinculado de uma ação social governamental programática, organizada, e com objetivos educacionais. Não adiantava distribuir esses vales se não havia investimentos em outras áreas sociais e o desemprego batia recorde no Governo FHC. Vale lembrar ainda que a chamada Bolsa Escola foi um programa social idealizado pelo então governador do PT, Cristovam Buarque. Esta é a minha avaliação. Até breve.

Clicky Web Analytics