segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Editorial: As profecias dos mais velhos.

Por Júnior Miranda*

Já diziam meus queridos avós: “O mundo vai se acabar com fogo”. E a profecia está se cumprindo. Vejam só! O mundo vive uma grave crise ambiental, são fortes enchentes, secas mais intensas na Região Nordeste e até na Amazônia, degelo nos pólos da terra, furacões mais destruidores, enfim, uma grande desestabilidade no clima do mundo, motivada principalmente pela ação do homem, causadora do tão propagado aquecimento global.

O curioso é que a intuição das antigas gerações estava correta, o planeta está mais quente. Este “fogo” que falava meus avós pode ser interpretado como o aquecimento global vivenciado atualmente. E como eles sabiam se já foram os seus pais que diziam e não tinham na época instrumentos para prever? Seria mais uma lenda popular baseada nos escritos bíblicos?

Outra interessante história contada pelos meus avós, quando eu era criança, dizia respeito à escuridão no “fim do mundo”. Eles falavam que no final dos tempos o mundo ficaria escuro e nenhum tipo de energia poderia ligar lâmpadas ou algo parecido, apenas as velas “bentas” poderiam ser acesas, por isso deveríamos guardar aquela vela da primeira comunhão. Parece até engraçado, mas que existe uma certa verdade nessa história, existe. Ou a espécie humana muda seu comportamento em relação ao planeta, ou todos nós sucumbiremos na escuridão de um planeta poluído e sem condições de vida saudável.

Entendo que essas narrativas são pedagógicas no que diz respeito à relação do homem com a natureza, e com o próprio homem. O ser humano não pode perder o sagrado que existe nele. Como também não deve ser manipulado por histórias apocalípticas. A verdade é que estamos deixando como herança para as próximas gerações um planeta sujo, poluído e “escuro”, porém ainda existe aquela luz “benta” no fim do túnel. A luz da nossa consciência.

*Matéria publicada no blog em janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics