sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Turismo na Paraíba: Pôr-do-sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel por Jurandy do Sax.

Do site MSN Viagens.

Em João Pessoa existe uma tradição para assistir aos derradeiros raios do astro-rei na Praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba. As pessoas acomodam-se nas mesas espalhadas pelos trapiches de madeira de cinco bares e assistem ao pôr-do-sol ouvindo o Bolero de Ravel, tocado ao som de um saxofone.

Alguns minutos antes do sol se esconder, o que costuma ocorrer por volta das 17h, uma figura vestida de branco chega em pé numa canoa. Ouvem-se os acordes do sax. Ainda executando a música, desembarca no trapiche e sai andando devagar entre as mesas. Trata-se do Jurandy do Sax, hoje a pessoa mais conhecida de João Pessoa justamente por fazer sempre a mesma coisa: tocar o Bolero de Ravel na hora do pôr-do-sol.

Jurandy começou a executar a música por curtição num boteco que havia na beira do rio e lá se vão 20 anos. Quando outros bares se instalaram no local, ele já gozava de certa fama e começou a fazer o show no barquinho. Logo atraiu a atenção da mídia e o movimento só fez aumentar. A prefeitura de Cabedelo asfaltou a rua, construiu uma praça no local e diversas lojinhas de artesanato começaram a surgir. Jurandy toca para o Bar do Jacaré e o Maria Bonita. Os outros bares promovem seu próprio show e incluíram o violino na apresentação.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics