quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Deu a louca no tempo: município no semi-árido paraibano é surpreendido com chuva de granizo.

Os portais de notícias e blogs da Paraíba noticiaram um raro fenômeno climático na região do cariri paraibano deixando a população surpresa e amedrontada. No município de São Domingos do Cariri, distante cerca de 182 km da capital João Pessoa, caiu granizo por cerca de 5 minutos na madrugada da quarta-feira, dia 23.

São Domingos do Cariri está localizado numa das regiões mais secas do Estado da Paraíba, em pleno semi-árido, fazendo limite com o município de Cabaceiras que tem o menor índice pluviométrico do Brasil, ou seja, onde menos se chove no país. Para termos uma ideia, a média anual de precipitação pluviométrica registrada em Cabaceiras é de apenas 200 mm, enquanto a média anual na cidade de Cajazeiras, no sertão paraibano, é de 880 mm.

De acordo com o site Wikipédia, “o granizo (ou saraiva) é uma forma de precipitação, composta por pedras de gelo que podem medir 5 mm ou ser até do tamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo, é comum a tempestade com pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis”.

Ainda segundo a enciclopédia virtual, “o granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa humidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho. Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para vencer as correntes de ar e cair em direcção à terra.”

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics