terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pesquisa do IBOPE é desmascarada pelos blogs no Brasil.

Mais uma vez o “famoso” instituto de pesquisas IBOPE é desmascarado pelos blogs brasileiros. Diversos blogs divulgaram na rede mundial de computadores a notícia de manipulação dos cenários eleitorais realizada pelo IBOPE, omitindo uma disputa direta de José Serra contra a Dilma ou o Ciro. Caso houvesse esse cenário, o governador de São Paulo estaria numa situação desconfortável na pesquisa. O interessante é que, enquanto a pesquisa informa um empate técnico entre Dilma e Ciro, dois candidatos da base aliada do Presidente Lula, jornais como o Folha de São Paulo, ligado aos tucanos, dá a manchete como Ciro tendo superado as intenções de votos de Dilma. Já sobre a queda de Serra a Folha passa “despercebida”.

Se comparada com a pesquisa realizada no mês de junho pelo mesmo IBOPE, tanto Serra quanto Dilma caíram nas pesquisas. Outro dado interessantíssimo - preste bem atenção caros leitores - é que a subida de Ciro Gomes nas pesquisas de intenção de votos para a presidência da República coincide com o crescimento de Ciro entre o eleitorado paulista, o que demonstra o medo do PSDB em perder o comando no Estado de São Paulo, pois Ciro também está sendo cotado para a disputa ao Governo Paulista.

A manipulação do IBOPE em relação às pesquisas eleitorais não é de hoje, e os brasileiros sabem disso. Os paraibanos, por exemplo, lembram muito bem do escandaloso “erro” praticado pelo IBOPE nas eleições de 2006 na Paraíba. Na véspera da eleição para o governo do Estado, foi divulgada no Jornal Nacional uma pesquisa do IBOPE em que dava a vitória de Cássio Cunha Lima com mais de 10% em relação ao segundo colocado. No dia seguinte, após a apuração dos votos, a diferença entre Cássio e José Maranhão foi de praticamente 2%. Nem na margem de erros estava o resultado.

Mas, atualmente, o IBOPE e os jornais ligados ao PSDB estão “ferrados” com o avanço da internet no país, pois em questão de segundos toda a rede mundial de computadores desmascara a visível manipulação de resultados que eles praticam nas pesquisas eleitorais. E podem se preocupar, pois a blogosfera continua crescendo e multiplicando as informações. Por isso os institutos de pesquisas precisam ser mais transparentes e não manipulem os resultados, caso contrário vão continuar sendo desacreditados pelo povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics