Se comparada com a pesquisa realizada no mês de junho pelo mesmo IBOPE, tanto Serra quanto Dilma caíram nas pesquisas. Outro dado interessantíssimo - preste bem atenção caros leitores - é que a subida de Ciro Gomes nas pesquisas de intenção de votos para a presidência da República coincide com o crescimento de Ciro entre o eleitorado paulista, o que demonstra o medo do PSDB em perder o comando no Estado de São Paulo, pois Ciro também está sendo cotado para a disputa ao Governo Paulista.
A manipulação do IBOPE em relação às pesquisas eleitorais não é de hoje, e os brasileiros sabem disso. Os paraibanos, por exemplo, lembram muito bem do escandaloso “erro” praticado pelo IBOPE nas eleições de 2006 na Paraíba. Na véspera da eleição para o governo do Estado, foi divulgada no Jornal Nacional uma pesquisa do IBOPE em que dava a vitória de Cássio Cunha Lima com mais de 10% em relação ao segundo colocado. No dia seguinte, após a apuração dos votos, a diferença entre Cássio e José Maranhão foi de praticamente 2%. Nem na margem de erros estava o resultado.
Mas, atualmente, o IBOPE e os jornais ligados ao PSDB estão “ferrados” com o avanço da internet no país, pois em questão de segundos toda a rede mundial de computadores desmascara a visível manipulação de resultados que eles praticam nas pesquisas eleitorais. E podem se preocupar, pois a blogosfera continua crescendo e multiplicando as informações. Por isso os institutos de pesquisas precisam ser mais transparentes e não manipulem os resultados, caso contrário vão continuar sendo desacreditados pelo povo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário