domingo, 20 de setembro de 2009

Curiosidades do mundo animal (I)

A partir desta semana publicaremos uma série de curiosidades do mundo animal enviadas pelo nosso parceiro do blog Robério Macedo. Vocês irão conhecer um pouco mais deste “mundo fantástico” da natureza, ou se você preferir, deste “mundo espetacular”. Acompanhe e se divirta, mas também reflita e tome atitudes que preservem os ecossistemas, o meio ambiente. Confira a seguir, a primeira matéria da série "Curiosidades do Mundo Animal":

O mais forte: O escaravelho rinoceronte, Oryctes Nasicornis, vive na Europa. Ele é capaz de suportar em seu dorso um peso 30 vezes maior que o seu próprio peso durante uma hora.

O mais fiel: Os gansos se juntam para toda a vida. Inclusive se diz, exageradamente, que quando enviúvam morrem de tristeza. As cegonhas também mantêm seus laços por toda vida, ainda que se distanciem depois da época do acasalamento.

A fêmea mais infiel: As dos aracnídeos e dos Louva-Deus. Algumas fêmeas comem o macho depois da cópula (às vezes antes até). Em algumas espécies o sacrifício do macho é imprescindível. É necessário que a fêmea devore sua cabeça para evitar o bloqueio que esta exerce sobre as reações da cópula. Afinal de contas, depois da cópula o macho já não serve para nada na perpetuação da espécie. O veado volante, Lucanus Cervus, e outras espécies de escaravelhos com longos apêndices, lutam entre eles pela posse das fêmeas; mas estas não duvidam em abandonar seus pretendentes em plena luta para ficar com o próximo que chegue.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics