terça-feira, 25 de maio de 2010

Centro de Humanidades da UEPB em Guarabira lança “Projeto Flores no Campus”


Publicamos a seguir o texto enviado por e-mail pela direção do Campus III da UEPB em Guarabira sobre o interessante projeto “Flores no Campus”, que visa recompor os canteiros do Centro de Humanidades com plantas nativas da nossa região agreste/brejo paraibano. Uma iniciativa simples e ao mesmo tempo inovadora pela mobilização da comunidade acadêmica, algo que não se via em outras administrações. É importante – me direciono aos colegas da faculdade - que todos nós acadêmicos do Centro de Humanidades participemos deste projeto. Parabéns aos idealizadores.
.
Projeto Flores no Campus

No tempo em que ventos suis
Causavam estragos gerais
Fiz barrocas nos quintais
E plantei cravos azuis
(Ariano Suassuna).

Observando os canteiros do Centro de Humanidades quase vazios de flores, com o solo impactado pelos anos sem cobertura vegetal, lembramos dos quintais cuidados por pessoas do campo: cheios de roseiras, de cravos, margaridas, violetas, e tantas outras flores nativas de nossa terra. Lembramos também que no Centro de Humanidades, existem mais de 2.500 estudantes, dezenas de professores e servidores técnico-administrativos que são sensíveis à natureza. Sabemos que muita gente observa essa falta de flores em nossos canteiros e começamos a sonhar com uma carreada de doações de pequenas mudas, já prontas para serem transplantadas para os canteiros.

Lembramos que flores remetem a poesia, a escritos amorosos e a perfumes suaves que só as flores conseguem espalhar em aromas multivariados. Foi como essa pequena estrofe de Ariano Suassuna, que resolvemos lançar esse desafio para a comunidade acadêmica do Campus III da UEPB. “Flores no Campus” com flores do campo. No começo, estamos a “semear palavras”, depois, esperamos que cada um doe uma plantinha dessas que começam a crescer em um canto de jardim e de repente deixa tudo florido. Pode ser, também, a doação de plantas ornamentais, que nem sempre floram, mas que o colorido das folhas, também alegram o coração.

Então, o objetivo é semear flores no jardim do Campus III, um trabalho coletivo em que, cada um será responsável em trazer de casa, uma muda adequada ao jardim. Não precisa ser uma muda de árvore. Esperamos que sejam plantinhas rasteiras, arbustos, roseiras, plantas medicinais, etc.

Queremos aproveitar os meses de chuva, pois facilitarão o trabalho do pessoal de apoio e com a compra ou doação de terra para jardim, estrumo animal e o corte do solo, para que haja uma maior penetração da água e melhor distribuição dos canteiros, tudo vai dar pé. Muitos estudantes do CH moram em sítios, fazendas, povoados e cidades pequenas e médias, locais em que a natureza flui com maior facilidade. Assim, “lançamos essa semente” e esperamos contar com a participação de todos/as, pois acreditamos que no próximo ano o Campus III da UEPB apresentará uma nova imagem com sua paisagem florida.

Guarabira, maio de 2010
Professora: Wanilda Lima Vidal de Lacerda
Professor: Belarmino Mariano Neto

2 comentários:

Cezar Miranda disse...

Parabéns a direção. O espaço físico do Campus III precisa ser melhor estruturado e mais arborizado. De professores estamos bem, a maioria Mestres e Doutores. Vamos a luta em busca da melhoria do nosso Campus III.

Anônimo disse...

Boa iniciativa essa! O colejão da UEPB merece pelo menos flores. eAfinal o diretor é Belo e flores embelezam, né verdade?

Clicky Web Analytics