sábado, 1 de maio de 2010

Recorde: Governo Lula já gerou quase 12 milhões e meio de empregos. Bye-bye Serra 2010!

Do site de Dilma.
.
Nos últimos sete anos, o Brasil deu um salto na geração de postos de trabalho, virando a página da estagnação que marcou a década de 1990 com a chamada “crise do emprego”. Entre 2003 e 2009, durante o governo Lula, foram criados 12,4 milhões de vagas com carteira assinada. Nos oito anos anteriores (1995 a 2002) [Governo FHC/Serra], foram menos da metade: 5 milhões de empregos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
.
Descontados os números do setor público, o balanço das contratações e demissões no setor privado revela que o Brasil encerrou 1999 [Governo FHC/Serra] no negativo, com um recuo de 196 mil. De 2000 a 2002, houve uma tentativa de reversão do quadro de retração da década anterior com a geração de 2 milhões de empregos. No primeiro ano do governo Lula, o Caged registrou ainda a tímida criação de 645 mil novos postos de trabalho. Mas, a partir de 2004, uma sucessão de recordes mudou o cenário de estagnação que dominava o mercado de trabalho.

“Há muita coisa por fazer, mas certamente o Brasil tem o que comemorar. Os trabalhadores têm mais oportunidades e mais direitos. E este é o primeiro governo a manter um diálogo permanente com as centrais sindicais”, afirma o ex-ministro do Trabalho Ricardo Berzoini.

Matéria completa no site: www.dilmanaweb.com.br

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics