quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vox Populi/Band: Dilma cresce forte e reduz vantagem de Serra em São Paulo, maior colégio eleitoral do país

Os números da pesquisa Vox Populi em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, divulgados na noite desta quarta-feira, 19, certamente fizeram os tucanos acenderem o sinal de alerta vermelho. Isto porque a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, registrou um forte crescimento nas intenções de voto no estado, reduzindo, assim, a vantagem do pré-candidato, José Serra (PSDB). Vale lembrar que o estado de São Paulo é conhecido por ser reduto do tucanato e daí a preocupação da oposição: a perda de espaço no estado onde o PSDB costuma se sair melhor.

De acordo com o levantamento, Dilma saltou de 18% das intenções de voto em janeiro para 30% em maio. Em contrapartida, Serra recuou 5 pontos percentuais, caindo de 49% para 44% das intenções de voto. Assim, a diferença que há quatro meses era de 31 pontos percentuais passou para apenas 14 pontos percentuais segundo a Vox Populi. A pré-candidata do PV, Marina Silva, avançou, por sua vez, três pontos percentuais, passando de 7% para 10% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 9% e 7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

O potencial de transferência de votos do presidente Lula para seu candidato a Presidente também segue elevado no estado. Neste sentido, 24% dos entrevistados paulistas afirmaram que votarão com certeza no candidato indicado por Lula, enquanto 27% declararam que podem votar, dependendo do nome. Por outro lado, 16% declararam não votar de jeito nenhum no candidato apoiado por Lula, ao passo que 30% não levarão em conta a opinião do presidente.


Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics