terça-feira, 11 de maio de 2010

Ivonete Lucena lançará livro sobre a história de Belém da Paraíba

Por Júnior Miranda

A senhora Ivonete Lucena, belenense radicada em João Pessoa, estará lançando na próxima sexta-feira, dia 14 de maio, o livro “A cidade de Belém. Um relato histórico”. O evento será realizado no ginásio de esportes o “Xavierzão” a partir das 19h30min, e contará com as presenças dos deputados Gervásio Maia e Iraê Lucena. A belenense Ivonete Lucena é tia do atual prefeito de Belém, Roberto Flávio.

No ano de 2006 a jovem belenense, Bruna Soares, neta do ex-prefeito Luiz Alexandrino, o “Lula Firmino”, publicou um livro intitulado “A História que Ninguém Contou”, relatando fatos históricos sobre Belém, em especial, sobre o trágico assassinato do seu avô numa emboscada próximo a propriedade rural no sítio Gameleira, município de Belém, no dia 14 de setembro de 1985.

Além de Ivonete Lucena e Bruna Soares, outros estudantes belenenses estão desenvolvendo atualmente projetos de pesquisa sobre a história do município de Belém, pois ainda é um tema que carece de muita pesquisa e aprofundamento, haja vista o pouco acervo bibliográfico sobre Belém, apesar dos importantíssimos relatos orais dos antigos moradores, acervos fotográficos, documentos antigos, os quais precisam ser organizados e colocados a disposição dos belenenses.

Parabéns a todas e a todos.

2 comentários:

zazá barros disse...

A cidade de Belém merece essa e outras biografias, Aja visto que a mesma é pura cultura, e que a sua historia é rica em fatos importantes, os quais jamais deverão ser esquecidos no passado, sendo negado tal valor aos seus filhos, os quais estão ai, como os que viram. Eu guardo comigo, o grande orgulho de um dia ter corrido e percorrido as ruas dessa cidade, fosse fazendo traquinagem, ou fugindo das surras de meus pais. Sempre sozinho, lá ia eu para as bandas do açude, da antiga rua da palha, que naquela época ainda tinha suas casas cobertas por palhas, para os lados da delegacia ainda em construção, ou atrás da escola estadual onde havia uma fazenda. Passava meus dias de casa em casa, brincando com meus amiguinhos, ou brigando por motivos tolos! Tudo isso aos cinco anos de idade. Assim vi Belém crescendo tão rápido quanto a minha pessoinha.

MARIA VERÔNICA LINS disse...

Belém, receberá um belo presente,é importante para a cidade ter sua história rigistrada, mas certamente haverá um ganho de um referencial teorico para subsidiar os historiadores, e demias interessados por uma boa leitura.Fico aqui na torcida que esse evento possa em breve se repetido por outros Belenense!!!!

Clicky Web Analytics