terça-feira, 18 de maio de 2010

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com informações do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

História do 18 de Maio
.
Sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Bríto Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A Vitória daquela época era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Fonte: ANDI

3 comentários:

severo/PB/SP disse...

É caro Junior, infelizmente esse caso, foi um dos mais vergonhosos de toda História de crime hediondos ocorridos no Brasil. Mais de 4 mil páginas,298 testemunhas e 483 depoimentos. Assim estava o processo do "caso Aracelli" até dia 12 de fevereiro de 1979, quando foi reaberto pelo Juiz Hilton Silly, da 3ª vara criminal de Vitória(ES)

Da mesma forma Fortunato picin, que pertencia `"PATOTA" de Paulo Helal conhecia detalhes altamente comprometedores do crime, morreu apos uma injeção de Valium 10,na santa casa de misericordia, da qual constanteen Hela, pai de paulo, era provedor. Um sargento da PM, Homero, que investigara o caso por conta própria e apresentaria conclusões desfavoraveis aos suspeitos, também morreu. Todos so filmes periciais, feitos quando o corpo de aracelli foi encontrado desapareceram e e as provas materiais tambem foram eliminadas mesmo depois de estarem nas maos da justiça. Segundo o jornal FOLHA DE SÃO PAULO (que já atuava no mundo do crime) o Juiz Hilton Silly é um dos mais íntegros do Estado de ES. rsrs arri égua!
Fontes: MOVIMENTO, 4/9/78,25/02/79 e 20/05/79 manchete, n. 1642 de 8/10/83

severo/PB/SP disse...

Caso Neila: João Alberto Bandeira, antonio isaburo nishiyama,e ricardo irineu queirolo neto foram acusados da morte de Neia Ribeiro, de 11 anos, na cidade de Londrina (PR). Ricardo foi excluido do processo por ser menor, além de ser genro de um juiz de direito da comarca. O poder financeiro dos demais favoreceu(como sempre desde o tempo "do ronca") irregularidades e pressões que descaracterizaram a culpa dos INDICIADOS.
CASO CLAUDIA: O corpo de claudia lessin rodrigues foi encontrado nos penhascos da Av. Niemeyer, no rio, dia 25 de julho de 1977. Entre os suspeitos estava o milionario michel frank, que mesmo apos ser formalmente INDICIADO em inquerito conseguiu fugir para a suiça.

Continuando a farra da impunidade: CASO ANA LIDIA: ana lidia tinha 10 anos, quando foi violentada e morta em Brasilia. Entretanto o caoso permaneceu insoluvel, por envolver familiares de ministros d senadores como o "buzaidinho", filho do então ministro da JUSTIÇA alfredo buzaid e "rezendinho" filho entao do senador pela ARENA,PDS,PFL hoje DEMOS Eurico rezende.
MINHA PEQUENA HOMENAGEM A ESTAS FAMILIAS NESTE DIA TÃO TRISTE.

FONTES: MOVIMENTO,4/9/78 25/02/79 e 20/5/79 MANCHETE, N. 1642 DE 8/10/1983

Anônimo disse...

Kd o Conselho tuelar que não comemorou esta data importante. lembro-me que vc júnior, vera, joao, lucinha o zé vicente sempre fazia algumas coisa, até na escola aonde trabalho. mais fazer o que, o povo escolheu, o povo aguente;

Clicky Web Analytics