domingo, 14 de março de 2010

Saúde: os males da obesidade infantil


Uma afirmação pesada, mas bem fundamentada, foi proferida por Margaret Chan, diretora-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde): “A atual geração de crianças pode ser a primeira, em muito tempo, cuja expectativa de vida seja menor do que a de seus pais.”

Segundo ela, dos 35 milhões de mortes anuais por doença não contagiosas, cerca de 40% são mortes prematuras causadas por infarto, diabetes e asmas. Doenças comumente causadas pelo envelhecimento, mas que está cada vez mais atingindo jovens e crianças que desenvolvem hipertensão e diabetes tipo 2, principalmente devido o excesso de peso e a obesidade, algo que não ocorria há uma ou duas gerações, afirmou a diretora da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a endocrinologista, Dra. Claudia Cozer.

Cerca de 24% das crianças aqui no Brasil estão acima do peso, ou seja, 43 milhões de crianças em idade pré-escolar são obesas ou apresentam sobrepeso. Ainda Cozer lembra que, 80% dos obesos têm a síndrome metabólica, conjunto de sintomas que levam ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, colesterol alto etc, aumentando diretamente o risco para infartos, derrames, tromboses e outras doenças cardiovasculares. A Obesidade também está associada a alguns tipos de câncer, como de mama e o de próstata e ainda de depressão entre outros problemas.

Fonte: Blog Ideias/Ana Beatriz Cintra

Um comentário:

Unknown disse...

credo que horror!!!

Clicky Web Analytics