quinta-feira, 4 de março de 2010

Mais uma do DEMos: para senador Demóstenes Torres (DEM-GO), os negros são os culpados pela escravidão no Brasil

Do Blog do Sakamoto

Ontem, durante audiência no Supremo Tribunal Federal para discutir o sistema de cotas em universidades públicas, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) usou da palavra para destilar todo o seu profundo conhecimento sobre a história do Brasil.

Quem ouviu seu discurso saiu com a impressão de que os africanos eram os principais responsáveis pelo tráfico transatlântico de escravos. Que escravas negras não foram violentadas pelos patrões brancos, afinal de contas “isso se deu de forma muito mais consensual” [palavra do senador] e “levou o Brasil a ter hoje essa magnífica configuração social” de hoje. [palavra do senador] Que no dia seguinte à sua libertação, os escravos “eram cidadão como outro qualquer, com todos os direitos políticos e o mesmo grau de elegibilidade” [palavra do senador] – mesmo sem nenhuma política de inserção aplicada.

Com isso, o nobre senador deu a entender que os negros foram os reais culpados pela escravidão no Brasil. As frases foram registradas pelos jornalistas Laura Capriglione e Lucas Ferraz, da Folha de S. Paulo.

Leia a matéria completa clicando AQUI

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics