quinta-feira, 8 de abril de 2010

Paraíba tem recorde de políticos ‘ficha suja’ no país. Ricardo Marcelo e Olenka Maranhão estão incluídos

Do Portal Mais PB
Com Marly Lúcio (Correio da Paraíba)

No dia em que a Câmara Federal adiou a votação do Projeto Ficha Limpa, a Organização Não Governamental Transparência Brasil divulgou a lista dos deputados federais e estaduais que respondem processos na Justiça. A Paraíba é o Estado do Nordeste que possui o maior percentual de deputados estaduais com pendências judiciais. Segundo o levantamento, 39% dos parlamentares que ocupam uma cadeira na Assembleia Legislativa são considerados ‘ficha suja’.


Os deputados respondem por crimes que vão desde improbidade administrativa, a exemplo de Carlos Batinga (PSC), Dr. Verissinho (PMDB) e Expedito Pereira (PMDB), a delitos de ordem tributária, como é o caso do deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB). Outros respondem por suposto envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos, como Antonio Mineral (PSDB), Dunga Júnior (PTB) e Dinaldo Wanderley (PSDB).

Já os deputados Ricardo Marcelo (PSDB), Ricardo Barbosa (PSDB), Márcio Roberto (PMDB), Jeová Campos (PT) e Nivaldo Manoel (PMDB) – cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) na última segunda-feira por infidelidade partidária – respondem na Justiça por problemas nas prestações de contas durante campanhas eleitorais.

A deputada Olenka Maranhão (PMDB) é ré em uma ação Penal Eleitoral por promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto, inclusive com o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo.

Federais - Na bancada federal paraibana, 41% dos deputados têm pendências na Justiça. O percentual equivale a cinco, dos doze parlamentares que representam o Estado na Câmara.

O levantamento da Transparência Brasil mostra que o deputado federal Armando Abílio (PTB) responde na Justiça por crime contra a fé pública; falsidade ideológica; pela prática de advocacia administrativa e coação no curso do processo; além de apropriação indébita previdenciária e crime de funcionário público contra a administração em geral.

Manoel Júnior (PMDB) é acusado de cometer irregularidades na execução de convênios; Rômulo Gouveia (PSDB) responde por captação ilícita de votos e irregularidades em licitação, na época que foi presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. Já Vital do Rêgo Filho (PMDB) é acusado de sonegação de Imposto de Renda e Wellington Roberto (PR) de crimes de ordem fiscais.

Na Câmara Federal, dos 513 deputados, 208, o equivalente a 41% são “ficha suja”.
.
QUE VERGONHA PARAÍBA! VOCÊS AINDA VÃO VOTAR NESSES DEPUTADOS E DEPUTADAS?

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics