quarta-feira, 28 de abril de 2010

O desabafo de um nordestino: “Governo de São Paulo sabe muito bem separar paulistas de nordestinos”

Publico a seguir trechos do depoimento enviado pelo nosso leitor e conterrâneo, Zazá Barros, que reside atualmente em São Paulo, sobre o preconceito do Governo Paulista e das elites do Sudeste contra os nordestinos. É por isso que não é surpresa a fala preconceituosa de José Serra contra os nordestinos em visita a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, na semana passada. (leia AQUI)

Por Zazá Barros

Cariocas e paulistas, poucos dão valor ao povo nordestino, já que os chamados cariocas da gema ou paulistas natos nos vêem como simples e inferiores serviçais.

Quando falamos aqui [São Paulo] ou no Rio de Janeiro, de favelas e subúrbios, logo dizem: a culpa da existência de favelas e subúrbios é dessa gente nordestina sem cultura, e inferiores a nós.

Por outro lado, muitos nordestinos que vivem aqui, se sentem felizes e realizados por simplesmente ter um trabalho e viver a pagar impostos para o governo de São Paulo, esse governo o qual sabe muito bem separar paulistas de nordestinos.

E não se enganem, pois para eles a sujeira de São Paulo, a qual causa inundações, e a criminalidade na capital e grande capital, se deve ao fato da existência da chamada classe periférica, nordestinos e seus descendentes, os quais não tendo estudo, e uma qualificação para o mercado de trabalho, passam a viver na linha da miséria, indo buscar sua “sobrevivência” na chamada vida do crime.

Nunca se iludam meus irmãos nordestinos, de que a chamada elite paulista, e também a carioca, nos trata com respeito e igualdade. No Rio de Janeiro, nordestino é chamado de Paraíba (de forma preconceituosa). Em São Paulo, nordestino é chamado de baiano (também com caráter preconceituoso). Enquanto esses mesmos, quando vão ao Nordeste, se deleitam em nossas belíssimas praias, e são tratados como reis por nossa gente. E é só!
.
E você nordestino, ainda vai votar no Serra?

3 comentários:

Severo disse...

Amigos leitores do blog, Bom dia!
Venho ratificar o que o Sr. Zazá
Barros exponhe( e com muita sabedoria) diante de nossos olhos. Também moro em São Paulo, capital, há 16 anos...sei muito bem o que sofre um Nordestino, por que também já fui vitima desse maldito "sentimento" que é herança dos fracos.Um português idiota(é a coisa mais fácil de encontrar) me disse: "O que esse cabeça chata veio ver aqui em São Paulo? deixam seus lugares pra vir até aqui encher o saco"? com outra pergunto respondi-lhe: Porque que essas bestas de Portugal, ainda continua no Brasil, depois de ter nos roubado durante anos, para pagar dividas com a Inglaterra? de Portugal para o Brasil tem que atravessar o oceano atlântico inteiro...já do Nordeste pracá apenas alguns estados do mesmo País. Resumindo: São Paulo é Brasil,nordeste é Brasil e portugal não!! portanto, estou no meu país! o português com cara de besta(Qualidade notável neles)me disse: "aí ó são todos assim brutos" a verdade dói! isso aconteceu comigo senhores leitores...não é ficção foi Real!!!

Severo disse...

Continuação...Equanto o Bairrismo que prevelece entre cariocas e Paulistas, é mais vergonhoso!
a humilhação que eles passam na Europa e nos E.U.A importam para o Brasil, e que "experiência" eles trazem na bagagem a de pisar nos irmãos. Não adiante esconder que as Regioes Sul de Sudeste, se acham superiores as demais...eles se acham superiores sim! quanto mais se esconde mas distantes ficamos da verdade. Nada de mascara! o que eu não tenho piedade nenhuma é dos masoquistas. Por incrivel que pareça, existem conterraneos, que adoram essa situação... Geograficamente o Nordeste é um região do Brasil, na prática,é tratado com um País que apenas faz fronteiras com o Brasil...isso na cabeça da maioria dos cariocas e paulistas.

Zazá barros disse...

Obrigado meu amigo Junior, pelo credito dado a minha simples e sincera pessoa.
Também ao amigo Severino, o qual soube ser um conterrâneo sincero, se fazendo contrario a hipocrisia de muitos outros que aqui vivem. Gratos!

Clicky Web Analytics