Os primeiros trilhos que serão utilizados na Ferrovia Transnordestina já estão no município de Missão Velha-CE. Eles desembarcaram no Porto do Pecém, em Fortaleza, importados da China. Foram trazidos de trem para o Sítio Cachoeira, de onde parte a nova via férrea para Salgueiro, Pernambuco, uma extensão de 110km. Os trilhos foram colocados na margem da ferrovia, numa extensão de quase um quilômetro. De lá, uma parte será transportada, em carretas, para Salgueiro (PE), iniciando as instalações.
Cada um dos trilhos, com 24 metros de comprimento, pesa uma tonelada. O carregamento é feito com a utilização de um guindaste. São 34 mil toneladas de trilhos para 270 quilômetros do projeto, avaliados em cerca de US$ 30 milhões. A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está avaliada em R$ 4,5 bilhões.
Cada um dos trilhos, com 24 metros de comprimento, pesa uma tonelada. O carregamento é feito com a utilização de um guindaste. São 34 mil toneladas de trilhos para 270 quilômetros do projeto, avaliados em cerca de US$ 30 milhões. A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está avaliada em R$ 4,5 bilhões.
A Transnordestina terá 1.860 quilômetros e vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e ao de Suape, em Pernambuco. O empreendimento custará R$ 4,5 bilhões. A obra cortará o Nordeste pelo Interior, fazendo um formato em "Y", e vai integrar sete Estados aos portos de Pecém e Suape. Vai facilitar o acesso ao sistema hidroviário do Rio São Francisco e ao ferroviário já existente. O Porto de Suape ganhará um terminal de grãos exclusivo.
A ferrovia promete incrementar o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o polo gesseiro do Araripe e o polo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro. No Sul do Piauí, de onde sairá o primeiro trecho, a produção de grãos cresce 17% ao ano.
A ferrovia promete incrementar o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o polo gesseiro do Araripe e o polo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro. No Sul do Piauí, de onde sairá o primeiro trecho, a produção de grãos cresce 17% ao ano.
Fonte: Diário do Nordeste
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