domingo, 26 de julho de 2009

Homenagem aos meus queridos avós.

Falar dos meus avós neste dia dedicado a eles não é difícil, pois só tenho boas lembranças deles. Lembranças que vou carregando durante a minha vida, em especial dos meus queridos avós que já partiram para outra dimensão, com os quais eu tive uma memorável convivência, como o meu saudoso avô João Belo, o “Pai Belo”, e de minha saudosa avó Maria Vicente, a ”Manhê”.

Que boas lembranças tenho deles! Meu avô João Belo com seu barraquinho no mercado público de Belém, com seu roçado próximo a cerâmica de Dr. Roberto, no qual eu ia quase todos os finais de semana colher feijão, milho, algodão, ou apenas para roçar o mato ou contemplar a natureza. Lembro da minha querida “manhê” contando aquelas histórias que eu adorava, fazendo aqueles toucinhos de porco bem assados, observando aqueles seus cabelos longos, mas sempre frisados. Meu Deus! Que saudades! Só de pensar me emociono! Como eu aprendi e continuo aprendendo com meus avós!

Continuo aprendendo com minha querida e calma “Vozinha” (foto), e com meu avô José Severino (foto), o “Zé Caramba”, nem tão calmo assim, porém cada vez mais moderno no penteado, nas roupas, no pefume (risos). Eu acho que tô aprendendo com ele (risos). Quero muito bem a eles. Até porque na minha infância e adolescência dormi muito na casa deles. Tenho boas lembranças também. Lembro daquela tanajura bem assadinha na manteiga e depois misturada com farinha (risos). Ô tanajura gostosa! Lembro daqueles pedaços de sabão em pedra que eu pegava na dispensa da minha avó e transformava em bois, cavalos, etc. com os palitos de fósforo (risos). Essas são algumas das minhas lembranças na casa de vozinha e vovô.

Por fim, também não poderia deixar de lembrar-me da minha querida bisavó Inês Miranda com seu oratório, suas orações, sua religiosidade intensa. No auge dos seus 88 anos de vida continua lúcida e empolgante. Sou privilegiado por ter ainda uma bisavó. Que maravilha! E foi por causa deles, dos meus avôs, avós e bisavó, que fiz a monografia de conclusão do curso na faculdade sobre os idosos. Foi mais uma experiência riquíssima em minha vida que depois vou partilhar com vocês leitores do blog. Mas, pra finalizar, quero dizer algumas coisas apenas: Não abandonem seus avós! Não desprezem os idosos! Essa é uma atitude desumana, cruel. E para conscientizar, o nosso blog nesta semana se pautará sobre o tema “idosos”. Acompanhem!

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics