quarta-feira, 29 de julho de 2009

Belém da Paraíba: um município que envelhece.

Como prometi anteriormente, transcrevo a seguir trechos de um artigo sobre o envelhecimento populacional em Belém, que publiquei no início deste ano site Brasil Escola. Esse artigo é um resumo, e não o resumo, de minha monografia defendida no ano passado para a conclusão do curso de Geografia na UEPB. O tema foi: O Envelhecimento Populacional e sua Influência Socioeconômica e Cultural no município de Belém, estado da Paraíba. Você pode ler o artigo na íntegra clicando no link que será colocado ao término deste artigo.

O envelhecimento da população belenense é um fenômeno que acompanha uma tendência demográfica brasileira e mundial, entre o final da década de 1960 e início da década de 1970. No entanto, no município de Belém, os percentuais de pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, entre os censos de 1970 e 2000, são superiores em relação aos índices verificados no estado da Paraíba e no Brasil.

Enquanto em 1970 o percentual de idosos no município de Belém atingia 7,07%, na Paraíba e no Brasil eram, respectivamente, de 6% e 5,1%. Após trinta anos, ainda, segundo o censo demográfico de 2000 do IBGE, esse percentual elevou-se para 13,6% da população absoluta do município, um aumento de quase 100%, com um contingente populacional de 2.253 pessoas idosas residentes, permanecendo superior à população relativa de idosos da Paraíba, que atingia 10,25%, e a do Brasil, com 8,6%.

No âmbito econômico, a principal conseqüência verificada no município paraibano devido o envelhecimento da população, é o impacto que as aposentadorias dos idosos geram para a manutenção e incremento da economia local. Pois, sendo um município de pequeno porte e com poucas alternativas de emprego formal, os benefícios previdenciários recebidos pelos idosos são vitais para a circulação de capital nos setores da economia municipal.

Já no campo cultural, a principal conseqüência está na perda de tradições culturais adquiridas ao longo de muitas gerações. Essa perda é constatada pelos depoimentos de parte dos idosos belenenses, os quais relataram a falta de alguns folguedos e danças populares, principais manifestações culturais, comuns na época de suas infâncias e juventudes, como as cirandas, o boi-de-reis, o pastoril, etc. Além da religiosidade popular, ainda bastante enraizada no cotidiano dos mesmos. Por isso, é importantíssimo o resgate e a preservação desses aspectos culturais, presentes na memória das pessoas idosas, podendo-se ser repassadas às novas gerações, por meio dos ensinamentos delas próprias.

Por fim, com a elevada quantidade atual de pessoas de 60 anos ou mais de idade, e com a tendência de aumento dessa população no município de Belém, devido à transição demográfica, é imprescindível que a sociedade belenense e os órgãos públicos proporcionem melhores condições de vida a este segmento populacional, no que tange aos serviços sociais básicos como a saúde, a educação, a moradia, o rendimento, e ainda, espaços agradáveis e respeitosos, tanto espaços públicos como praças, repartições administrativas, igrejas, associações, clubes, quanto os ambientes familiares, nos quais se dão os principais relacionamentos afetivos dos idosos.

Por Júnior Miranda

Leia o artigo completo clicando em:

http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/o-envelhecimento-populacional-sua-influencia-socioeconomica-.htm

2 comentários:

roberto disse...

“CIDADE DE BELEM VIVE PANICO COM NOVA GRIPE", "POPULARES E TRABALHADORES MUNICIPAIS JA USAM MASCARA",,,"2 CASOS NA CIDADE"

Gostaria de saber se é verdade ou é mentira soube disso aki no sul através de familiares...

Júnior Miranda... disse...

Roberto acabei de publicar uma matéria sobre isso. Confira. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Clicky Web Analytics