quinta-feira, 30 de julho de 2009

Belém tem 1º caso de suspeita da gripe suína.

Segundo informações extra-oficiais, uma estudante universitária belenense, que no momento preferimos omitir o nome, é considerada a primeira pessoa do município de Belém com suspeita de ter contraído a gripe A H1N1, a chamada gripe suína. De acordo com as informações passadas a redação do blog na tarde desta quarta-feira (29), a estudante belenense participou de um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) no início do mês em Brasília, e já se encontra em observação no Hospital Universitário (HU) em João Pessoa após apresentar alguns sintomas da gripe.

No entanto, é importante salientar a população belenense que este caso suspeito de gripe suína é isolado, e não há necessidade de pânico da população, mas de cuidados comuns a serem adotados contra o contágio de qualquer outra possível doença como, por exemplo, a gripe comum. Apesar dos boatos sobre outros casos suspeitos em Belém, até o presente momento as autoridades de saúde do município não se pronunciaram oficialmente. Repito não há necessidade de pânico, e sim de cuidados com a higiene pessoal.

Os principais sintomas da gripe suína são basicamente os mesmos de uma gripe comum, como febre alta, muita tosse, dores no corpo e cansaço, entre outros. Já os cuidados para evitar o contágio também são os mesmos de uma gripe comum, a exemplo de lavar as mãos com sabão após o contato em ambientes públicos, e outros cuidados com a higiene pessoal. Só em situações de maior risco é recomendado o uso de máscaras. Caso sejam apresentados sintomas de qualquer gripe é importante que as pessoas tomem bastante líquido para hidratar o corpo, e procurem os postos de saúde para outras recomendações médicas.

Um comentário:

Thiago disse...

Pois é escutando agora ha pouco o programa de josenildo na radio integração eu via um debate de pais de alunos da ufpb pois um dos alunos q apresentaram sintomas apos participar desse mesmo congresso disse q nao iria pro HU ese tivesse de morrer ia levar muita gente junto... Masss depois esse mesmo aluno ligou e disse q ia se juntar aos demais lá no HU pra fazer os exames.

Clicky Web Analytics