quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Especialista canadense diz que blecaute não foi falha do governo brasileiro. EUA, Canadá, Itália e Suécia tiveram problemas idênticos.

A possível falha na transmissão de energia que provocou o blecaute da noite da terça-feira é o resultado da vulnerabilidade dos sistemas tradicionais de energia no mundo todo e não somente no Brasil, na avaliação do especialista canadense-britânico Walt Patterson, pesquisador associado da Chatham House (Instituto Real de Assuntos Internacionais), de Londres.

Para Patterson, autor do livro Keeping the Lights On - Towards Sustainable Energy ("Mantendo as Luzes Acesas - Em Direção à Energia Sustentável", em tradução livre), mesmo países ricos sofrem com a mesma vulnerabilidade.

Ele cita grandes blecautes ocorridos em 2003 - nos Estados Unidos e no Canadá, em agosto, quando 55 milhões de pessoas foram afetadas, na Dinamarca e na Suécia, em setembro, com 5 milhões afetados, e na Itália, no fim de setembro, com 55 milhões afetados - como exemplo do problema.

"No caso do blecaute nos Estados Unidos, em 14 de agosto de 2003, o problema foi provocado por uma árvore que derrubou uma linha de transmissão e resultou em um efeito cascata", diz Patterson. "Em coisa de minutos, mais de 50 milhões de pessoas foram afetadas."

"Pelas informações que tenho sobre o incidente, não creio que houve uma falha do governo brasileiro. Isso não é algo que acontece só no Brasil, também acontece nos países da OCDE (entidade que reúne os países considerados desenvolvidos)", diz.

Fonte: BBC Brasil.

4 comentários:

Henrique Guedes disse...

TENHO A PLENA CERTEZA QUE ESSE BLECAUTE FOI O OCASIONADO POR HACKER TENHO CERTEZA ABSOLUTA

Cezar Miranda disse...

Concordo plenamente contigo Henrique. Agora, o que não dá para suportar é a oposição querer comparar a falha tecnica que ocorreu com o apagão no Governo FHC, aí sim foi por falta de oferta de energia. Sem falar ainda nos racionamentos que houve.

Anônimo disse...

Foi bem tu Henrique, já que tu se diz hacker!

Cezar Miranda disse...

Há! Ia esqueçendo que Agora, o PiG quer igualar a interrupção de algumas horas no fornecimento de energia – que não teve nada com Itaipu – com o racionamento do cinzento Governo do FHC, que custou queda no PIB e uma conta de alguns bilhões que ele tirou do bolso do consumidor.
É só assistir ao JN e ver como eles são frenéticos ao atacar Lula e esqueçem quando houve o verdadeiro apagão.

Clicky Web Analytics