segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Resumo da “ópera eleitoral” em Belém da Paraíba

Bem, o que poderíamos dizer sobre a conjuntura política na pequena cidade de Belém da Paraíba após os resultados das eleições de 3 de outubro?

Quais notas políticas soaram mais, ou menos fortes na ópera eleitoral ao final do pleito de 2010?

Vejamos algumas breves considerações:

Fortalecido

Sem dúvida alguma, quem saiu mais fortalecido desta eleição em Belém foi o prefeito Roberto Flávio, dando uma vitória expressiva de 60% dos votos válidos ao candidato José Maranhão. Mesma porcentagem de votos na campanha passada para governador da Paraíba. Além disso, os dois candidatos a deputado apoiados por Roberto (Gervásio Maia e Wilson Filho) foram os mais votados no município.

Fortalecido II

No Partido dos Trabalhadores, o grupo do suplente de vereador Marcelo do PT e de Toinho da CUT deu a volta por cima e saiu fortalecido com a vitória de Luiz Couto sobre Jeová Campos, apoiado pelo ex-vereador Dé e pela atual presidente Marleide.

Enfraquecido

Do outro lado, o ex-prefeito Tarcísio Marcelo e o deputado Ricardo Marcelo (PSDB) amargaram mais uma derrota política em Belém. Tarcísio não conseguiu diminuir a vantagem entre José Maranhão e Ricardo Coutinho, e ainda viu o seu irmão Ricardo Marcelo perder a liderança dos votos para Gervásio Maia (PMDB).

Enfraquecido II

Outro grupo que perdeu “terreno” político, se observarmos o resultado da eleição, foi a tradicional família Macedo. A candidata a deputada estadual Olenka Maranhão, apoiada pelo grupo, obteve apenas 585 votos. Porém, o candidato a deputado federal Benjamin Maranhão conseguiu 1.122 votos, mas com o apoio da vereadora Betânia Barros.

Votos caladinhos

Por falar na vereadora Betânia Barros (PC do B), a comunista conseguiu até uns votinhos importantes para o candidato a deputado estadual Simão Almeida (PC do B). Praticamente sem divulgação aberta de campanha, Simão conseguiu 332 votos, disputando o quarto lugar com o candidato Zé Ronaldo (PSDC).

Decepção

Já o democrata cristão Zé Ronaldo, apesar de uma intensa campanha na cidade de Belém, obteve apenas 335 votos, recordando ao povo belenense a campanha de 2008 quando o candidato a vereador Silvinha, com a mesma intensidade da campanha de Zé, não ficou nem nas primeiras suplências.

Decepção II

Outra figura política que teve um resultado local aquém do esperado nestas eleições foi o belenense Zil (PRTB). Ele conseguiu apenas 14 votos, porém 12 votos a mais do que o presidente do seu partido, Levy Fidelix (PRTB) que obteve 2 votos.

E a "ópera eleitoral" 2012 vem aí...

10 comentários:

Anônimo disse...

Decepcionante é sim pra o Dep Benjamim Maranhão, peço pra q vc reflita comigo, o mesmo teve apoio d Família Macedo, da Vereadora Betanea, do Sr. Severino da Famárcia e do ex-prefeito Wellington Guedes, se dividirmos, sobrará muito pouco pra cada um, e agora como ficará o prestigio dos mesmos com seus "currais" eleitorais.

Anônimo disse...

Bem ja que os grupos separados de certo modo lograram exito na campanha proporcional,é chegada a hora da união destes grupos para o objetivo maior que é a reeleição de Zé Maranhão, porque senão veram o renascimento do atraso e da perseguição não só no estado mais aqui em nossa querida Belém,deem orgulho ao povo de Belém entre na campanha ou dia 31 fujam para não vê um turbilhão de humilhações que o sr do atraso tem para nos mostrar.

Anônimo disse...

Sabe o que eu acho?
A campanha iniciou para prefeito, e como a diferença é de 1.800 votos, ficamos a pensar:
a) O grupo do prefeito será Edgar e Zé Santana.

b) O grupo do grotão: Suspense, hora Cris hora Felipe. ambos indicação de Ricardo e Tarcisio.

c) Os macedos com os xavier terceira força.


Aonde Edgar encontrará espaço e aceitaçaão pra se candidatar?

Que ninho!

Anônimo disse...

Quem é cris? felipe?
Vcs nao acham que hidalberto é a opção de TM não?

Anônimo disse...

A verdade é que Belém mostrou mas uma vez que não quer o prefeito do atraso, e ainda tem coragem de dizer que se regenerou? é preciso eleger Zé Maranhão, para esse individuo não receba cargo no estado para depois surupiar o dinheiro público como já fez outras vezes, não sou eu quem disse e sim o Tribunal de Contas.

VAL disse...

Parabéns Belém pela escolha dos seus deputados e senadores, os mais votados Gervásio Maia e Wilson, que sempre aprovaram recursos para nosso Municipio, foram merecidamente os mais votados, e também um parabéns a Luiz Couto, que representa a Paraiba muito bem.
Obs: alguns caciques perderam Brasil afora, Tasso Jereissati, Heraclito, Mão Santa, Arthur Virgilio...aos poucos vamos retirando esses generais do poder.

Mario Lucena disse...

Esse Rapaz ai, o Val, esqueceu de dizer que precisamos abolir na Paraíba mais um caçique oriundo da politica coronelista do século pasado. Zé Maranhã, que quer se perpetuar no poder.

Anônimo disse...

Concordo com Mario Lucena. O candidato do PMDB se enquadra muito bem como "cacique", "Pajé"...

Anônimo disse...

GOSTARIA DE AGRADECE AO POVO DE CAMPINA GRANDE QUE DEU GRANDE MAIORIA A RICARDO, POIS ELE SERÁ A TERCEIRA FORÇA POLITICA DO ESTADO E DEIXARÁ OS VELHOS CACIQUES COMO MARANHÃO E CASSIO FORA DO GOVERNO POR MUITOS ANOS, E CAMPINA COMO SEMPRE SERÁ DESPREZADA POIS RICARDO É DE JOÃO PESSOA. PARABÉNS CAMPINA POR DECRETAR O FIM DOS CUNHA LIMA. A PARAIBA INTEIRA AGRADECE.

Anônimo disse...

UM PARTIDO SÓ TEM FORÇA UNIDO, O PT DE BELÉM VIVE DIAS TURBULENTOS PORQUE O IMPERA NO PARTIDO É GUERRA DE INTERESSES PESSOAIS, NESTA GUERRA O PARTIDO SE ENFRAQUECE E NEM SEQUER CONSEGUE ELEIGER UM VEREADOR, PENSE BEM PT ,ANALISE A SITUAÇÃO A QUANTO TEMPO O PARTIDO NÃO TEM REPRESENTANTE FORTE NO MUNICIPIO?

Clicky Web Analytics