quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"Data vênia", Cássio está cassado.

É sabido por todos os paraibanos que o ex-governador Cássio Rodrigues da Cunha Lima teve a cassação do seu mandato reafirmada pelo TSE. Para quem acompanhou o julgamento pelo rádio ou pela TV na noite de ontem (17/02), ouviu os ministros falarem repetidamente, nos momentos mais tensos do julgamento, a expressão “Data Vênia”. Como não sou conhecedor das expressões jurídicas fiquei a me perguntar, o que danado é “data vênia”? E aí fui ao dicionário e entendi essa expressão falada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o dicionário Larousse, a palavra “vênia” significa: 1. Permissão, licença; 2. Perdão, desculpa; 3. Cortesia, mesura. Em uma linguagem mais popular a gente poderia dizer: “Com sua licença”, “com todo respeito”, “me perdoe, mas...”, enfim, é mais ou menos isso que a expressão “data vênia” significa na linguagem jurídica, caso esteja equivocado na “tradução”, peço a algum leitor que me corrija.

No entanto, deixando a “data vênia” de lado, a transmissão do julgamento do ex-governador Cássio Cunha Lima mostrou a importância que tem os meios de comunicação para o tão sonhado exercício pleno da Democracia. Já que a democracia não se resume apenas na realização de eleições. É muito mais amplo o seu significado. Porém, tivemos o privilégio de assistir os embates, os pronunciamentos dos ministros com suas falas eloquentes e entusiasmadas. Uma coisa é certa. Assistimos a uma aula de democracia. Participamos de um julgamento memorável, em que prevaleceu o bom senso da justiça eleitoral brasileira.

Data vênia! Foi merecida a cassação!

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim foi pra valer o tribunal deu um show de democracia....
Agora tambem vamos fazer um sao pedro em parceria ao governo do estado só assim vamos fazer uma sao pedro muito melhor do que esse que esta semdo divulgado...
E vc nao sabem quem vai dar posse a ZÈ.... Aquele deputado que diz que é de belem mas em belem nao pisa pois é o RICARDO é quem vai empossar o governador de BELEM e de toda a PARAÍBA. sou ZÈ com FORÇA!

Anônimo disse...

Parabéns a você Junior pela tradução da palavra "Data Venia" na verdade é isso mesmo, sempre que um ministro pronuncia essa palavra ele estar simplismente pedindo a permissão do colega para discordar do ponto de vista, uma vez que o entendimento dele é diferente.

Mas "Data Venia" a parte Zé Maranhão é governador e justiça foi feita e espero que sirva de exemplo e levante a alto estima do povo e volte a caonfiar que a justista e o rigor da lei é pra todos, pobres e ricos.

Clicky Web Analytics