O filme Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, foi anunciado na tarde desta quinta-feira (23) como o candidato brasileiro para concorrer a uma vaga ao Oscar 2011, na categoria melhor filme estrangeiro.
O anúncio foi feito na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pelo presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, em nome do Comitê de Seleção Oficial nomeado pelo Ministério da Cultura.
Além de Farias, o comitê é formado por Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral e Mariza Leão Salles de Rezende.
A escolha de Lula, o Filho do Brasil foi por decisão unânime. "Votamos no filme que nos pareceu mais bem feito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de Melhor Atriz", disse Farias.
O longa conta a trajetória do presidente Luis Inácio Lula da Silva, desde a infância pobre em Pernambuco, até pouco antes da fundação do PT.
Os cinco filmes concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro serão anunciados em 25 de janeiro de 2011. A cerimônia acontece em 27 de fevereiro.
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário