domingo, 5 de setembro de 2010

Os erros e os acertos na política

Por Marciano Dantas – Natal/RN

Na política, existem erros e acertos. Tenho acompanhado o noticiário político, tanto da Paraíba quanto do meu Estado, o Rio Grande do Norte.

No Rio Grande do Norte, os institutos de pesquisas apontam para uma vitória ainda no primeiro turno da Senadora Rosalba Ciarlini do DEM. Porém, ela não pode pensar na vitória no primeiro turno, porque ela tem dois candidatos de peso disputando a governadoria do Estado: o atual governador Iberê Ferreira de Souza, do PSB, e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, o PDT.

Na Paraíba, pelo que aponta as pesquisas, o atual governador José Maranhão (PMDB), caminha para se reeleger ainda no primeiro turno. Essa desenvoltura se deve a sua postura como governador do Estado, ao seu carisma para com a população e também, por um erro dos seus adversários.

Quando a oposição se reuniu para enfrentar o Governador Zé Maranhão, montou uma estratégia para evitar a reeleição do mesmo, deveria ter feito como no Rio Grande do Norte, ter lançado dois candidatos de peso, que seriam, além do ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, do PSB, o senador Cícero Lucena, do PSDB. Se tivesse feito isso, talvez a situação do governador Maranhão não estivesse tão confortável nas pesquisas como está agora. E aí, num provável segundo turno, a união das oposições poderia ser decisiva para a eleição.

Como não fez e escanteou o senador Cícero, muitos aliados do senador, não concordando, resolveram apoiar a reeleição do governador.

Agora, pesquisa é pesquisa, mas não podemos deixar de acreditar nelas. Em minha opinião, após esse erro, só resta à oposição trabalhar para tentar levar o embate para um possível segundo turno. E para os aliados do governador Zé Maranhão, continuar lutando e evitar o clima de já ganhou.

Um grande abraço para todos.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics