quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Governo Lula faz a maior doação já concedida pelo Brasil em solidariedade ao Haiti.

Do blog da Christina Lemos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quarta-feira (13), em reunião de emergência com os ministros da Defesa e das Relações Exteriores, entre outros, decidiu pela maior doação de recursos já concedida pelo Brasil em ação de socorro a outra nação. Serão R$ 26,5 milhões (reais) (US$ 15 milhões de dólares) – recursos do orçamento do Itamaraty.

A ação brasileira será das primeiras a alcançar o Haiti e inclui 22 toneladas de alimentos que chegaram esta madrugada no país, oito aeronaves da FAB para transporte de suprimentos e outros itens de socorro. Novas medidas devem ser anunciadas nos próximos dias.

O ministro Celso Amorim manteve contato com o Secretário Geral da ONU (Nações Unidas) e com autoridades do governo americano destacando a importância de uma ação coordenada de ajuda humanitária ao Haiti, onde a dificuldade de fazer chegar ao cidadão o socorro internacional é cotidiana.

A iniciativa do presidente corresponde a um novo papel assumido pelo Brasil perante a comunidade internacional. É hoje uma nação que se engaja de forma muito mais consistente em ações de socorro e de protagonismo na promoção da paz na América Latina e outras regiões do mundo. Um emergente, cuja imagem de solidariedade e co-responsabilidade global está sendo construída agora. Vai ser preciso coerência e generosidade dos próximos governantes para consolidá-la.

6 comentários:

Joilson disse...

Muito importante esta iniciativa do presidente Lula em ajudar as vitimas desta tragédia repentina e triçoeira ocorrida no Haiti.Vale salientar que alem das pretenções filantróficas nesta ação, existe o inbteresse importantissimo para o Brasil, no que se refere a visibilidade publica a nível mundial, monstrando para o mundo que o Brasil vem aí para um futuro bem proximo como pontencial mundial e que consagra Lula como fundamental construtor nesta caminhada...
Nisto aprovo o nosso presidente para o progresso do nosso país.
Somente não sei se sua ministra seria uma boa sucessora para proceguir os trabalhos do mesmo.

Júnior Miranda... disse...

Tenha certeza disso meu caro amigo universitário Joilson, que entre Dilma e Serra não há dúvidas que Dilma é a única que poderá dar continuidade a esta política externa desenvolvida pelo Governo Lula em ser protagonista no nosso continente. Serra representa a política de Fernando Henrique Cardoso que se curvou perante as nações desenvolvidas, humilhando o Brasil. Não tenha dúvidas, DILMA continuará a política de LULA. Nos encontramos na faculdade. Abraços.

Unknown disse...

lula é caceteito ele é o cara existe um pais antes de lula e apos lula,mais acho que dilma ganha n!!!!!

Anônimo disse...

Com a censura este blog está tendo cada vez menos comentários. Está se tornando monótono. Sem atrativo.

Anônimo disse...

BOm muito bonito o que nosso presidente lula esta fazendo com o nosso dinheiro, eu quero saber o que ele vai fazer para quem perdeu tudo em sao paulo, embora ajudar outro pais com o nosso dinheiro de cada cidadão e muitos passando necessidades aqui mesmo no nosso pais, eu sou totalmente contra o Brasil pagar de gatão la fora com o nosso pais passando com varias dificuldades, esse dinheiro teria que ser gasto aqui com todos nós brasileiros e não para outro pais..sou egoista !!!!! olha aew quem paga os imposto absurdos aqui no brasil, tudo tem imposto e fazer a doação pra outro pais de 15 milhoes....é bem facil.O que eu gostaria de saber o que Nós brasileiros estamos pagando pra isso pra nao ter esse investimento aqui pra nós mesmo...

Júnior Miranda... disse...

Definitivamente tem certas pessoas que não moram no Brasil. Ô anônimo vc não acompanha os noticiários na TV, rádio, ou internet não? Cara, antes de ontem mesmo o presidente Lula convocou o prefeito Kassab para aderir ao PAC a fim de enviar milhões de reais para minimizar os efeitos da chuva em São Paulo, que, diga-se de passagem, está sendo governada pelo grupo do PSDB/DEM há quase DUAS DÉCADAS, DUAS DÉCADAS e não resolveram os problemas de enchentes quando chove fraco ou forte. Rapaz, O SERRA ABANDONOU SÃO PAULO, e tu vens falar da ajuda do Brasil ao Haiti, um país quase que totalmente devastado pelo terremoto. Cara, me desculpe, vc não é egoísta. Vc é ignorante, no sentido original da palavra. O governo Lula enviou milhões de reais para reconstruir Santa Catarina no ano passado. Está enviando milhões do PAC para os governos de São Paulo. Por isso, se informe antes meu querido. E aí vc com certeza reconhecerá as importantes ações do Governo Lula.

Clicky Web Analytics