sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Provas do ENEM: Vazamento ou Sabotagem?

Antes de publicar no blog alguma matéria de repercussão nacional, leio antes as mais variadas matérias de blogs, se não de todas, mas de muitas tendências ideológicas, para que eu apure melhor a minha opinião sobre determinado assunto. Pois bem! A imprensa alardeou nos últimos dias o tal vazamento das provas do ENEM, numa cobertura escancara para atingir um dos melhores ministros da educação que o Brasil já teve: o Ministro Fernando Haddad.

Se houve uma falha do Ministério da Educação foi ter contratado uma empresa ligada ao Jornal Folha de São Paulo. É isso mesmo! A gráfica de onde “roubaram” uma cópia da prova do ENEM, pertence ao grupo da Folha de São Paulo, um jornal com ligações viscerais com o PSDB do Estado de São Paulo. E por que o MEC contratou uma empresa tucana para esta tarefa? Como o Ministro se porta de forma correta com os vencedores das licitações, contratou a empresa que ofereceu melhores preços e que tinha uma certa credibilidade. Tinha! Não tem mais.

E aí fica a pergunta: Foi um roubo praticado por um simples funcionário da empresa que pretendia ganhar dinheiro vendendo as cópias das provas a alguma “escola” de cursinho pré-vestibular? Ou foi uma sabotagem planejada por algum Zé da vida preocupado em forjar escândalos que envolvam o Governo Lula a fim de prejudicá-lo? Você ouviu os telejornais darem ênfase que a empresa de onde saiu o tal “vazamento” é ligada ao Jornal Folha de São Paulo? O que está acontecendo com os opositores ao Governo Lula? Eles perderam o juízo? Prejudicar milhões de estudantes para tirar proveito político?

Coincidentemente, as duas universidades estaduais de São Paulo, a USP e a UNICAMP, que recebem influência direta do Governo José Serra, desistiram de incluir as notas do ENEM como um dos requisitos para o ingresso dos estudantes em seus campis. Parece que tudo já estava planejado! Porém, não satisfeitos com a tentativa, sem êxito, de desmoralizar o Ministro Haddad, os opositores do Governo Lula investiram no PIG (Partido da Imprensa Golpista), dando destaque a um “protesto” de um grupinho de 15 a 20 estudantes da classe média alta de São Paulo que estão “prejudicados” com a nova data do ENEM.

Ver uma patricinha dando um depoimento no Jornal Nacional dizendo que foi “ferida em seus direitos” é de ficar comovido. Por isso deixei um comentário irônico o qual foi publicado no blog de Paulo Henrique Amorim sobre esse episódio que diz: Fiquei “chocado” com a lamentação daquela estudante. Pior foi ver o ar de riso de Fátima Bernardes ao anunciar a matéria. Eu tô assistindo o JN não mais como um “telejornal” de informações, mas, como um “telejornal” de piadas. Eu me acabo de rir com essas “matérias” jornalísticas. O JN tá se transformando numa “Zorra Total”, igualmente sem graça, e com dois atores “profissionais”, ou serão coadjuvantes?

2 comentários:

Diego Gomes disse...

Vocês tem é complexo de minoria.

Severo/SP/PB disse...

Bom dia!
Olha Junior gostei muito dessa publicação a respeito do exame do ENEM. Concordo plenamente com a possibilidade de sabotagem pelo seguinte: Eu não sabia que "a tal" empresa era ligada ao pior e mais imundo jornal chamado folha de são paulo o que já abre caminho para uma investigação profunda pela PF.

segundo:a FOLHA, assina definitivamente o atestado de culpa e envolvimento desse Jornal no esquema...que é o fato do "cidadão" ligar justamente para o ESTADÃO (era um excelente jornal antes de virar pacial) achando que alguém lá iria correr um risco dessa proporção e aceitar os gabaritos...o que me leva a pensar que essa pessoa ERA "DOIDO VARRIDO" ou FOI TUDO PLANEJADO COM OS MINIMOS DETALHES para que tudo saisse perfeito. Prefiro a segunda opção

Clicky Web Analytics