quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Escárnio: William Bonner compara o telespectador do Jornal Nacional ao “Homer” da Família Simpson.

É com essa expressão que o editor-chefe do Jornal Nacional da TV Globo compara seus telespectadores: O telespectador do JN é um Homer. Pra quem não conhece, Homer é um personagem da famosa série de desenho norte-americano chamado Família Simpson. Pois bem! O Homer é o pai da família, e é caracterizado como sendo um personagem preguiçoso, de raciocínio lento, que adora ficar no sofá, comendo rosquinhas, etc. e tal.

Em outras palavras, o William Bonner quis dizer que o telespectador que assiste o Jornal Nacional é burro. Essa revelação foi feita na semana passada a um grupo de professores convidados pela Globo a fim de conhecerem o “ambiente” da redação do JN, os quais conferiram o “apreço” do apresentador/ator aos telespectadores, que ao escolher as notícias a serem “transmitidas” no telejornal se refere a eles com a seguinte frase: “Essa o Homer não vai entender”. Trocando em miúdos, “essa notícia o meu telespectador burro não vai entender, e não deve entender”.

A atitude de William Bonner revoltou os professores de Comunicação Social, que segundo matéria publicada na Carta Capital por Laurindo Lalo Leal Filho, ficaram perplexos e custaram a acreditar no que estavam vendo e ouvindo, pois além de tratar os telespectadores como pessoas medíocres, a redação do JN decidia de forma superficial e quase sem discussão os assuntos a serem transmitidos a milhões de brasileiros. Curioso é que esse “status de burrice” dos telespectadores do JN foi atestado por uma pesquisa encomendada pela própria Globo, que queria saber o perfil médio dos seus telespectadores.

É por isso e outras coisas mais que precisamos reivindicar aos governos a rápida expansão da internet pelos recantos do país, e com preço acessível, pois só assim os brasileiros poderão ter mais opções de informação e não sejam manipulados pela maioria das emissoras de TV no Brasil, que ao invés de informar e formar, estão tratando os seus espectadores como marionetes ou um Homer da vida.

Clique AQUI e leia a matéria no Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim.

Um comentário:

Severo/PB/SP disse...

Bem gente! quando você não é alienado, tem que assistir sim qualquer telejornal. Eu não gosto da REDE BOBO mas, tenho que assistir para criticar o sensacionalismo deslavado. como você poderá formar opinião daquilo que você não conhece????

Clicky Web Analytics