quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O que a imprensa brasileira não fala sobre a "fazenda" ocupada pelo MST.

Nos últimos dias a gente vem acompanhando na imprensa brasileira as investidas midiáticas contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por causa da ocupação de uma propriedade rural ilegal da empresa CUTRALE no estado de São Paulo. Isso mesmo! O que a imprensa brasileira não fala é que a empresa multinacional CUTRALE, que comercializa laranjas, se apossou ilegalmente de 10 mil hectares de terras públicas, terras da União.

O que a imprensa não fala é que a empresa CUTRALE, além de grilagem de terras públicas, foi autuada diversas vezes por órgãos ambientais por despejar esgotos sem tratamento nos rios da região onde desenvolve o plantio da laranja. O que a imprensa não fala é que a CUTRALE está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo por formação de cartel na produção do suco de laranja no estado paulista prejudicando os pequenos produtores rurais.

O que a imprensa não fala é que a empresa CUTRALE detém o monopólio do comércio de laranjas em São Paulo e está sendo acusada pelos movimentos sociais de superexplorar os agricultores que dela dependem. Por que a imprensa brasileira não fala dos crimes da CUTRALE? Por que a imprensa insiste em criminalizar o MST e defender uma empresa que está lesando o povo brasileiro?

Sabe, o que me deixa mais perplexo é ouvir o jornalista William Waack dizer no Jornal da Globo: “vocês vão assistir agora imagens chocantes”, se referindo a um trator que derrubava laranjais na fazenda ilegal da Cutrale. Poxa vida! Por que o William não disse a mesma coisa quando o truculento governo de José Serra derrubou violentamente centenas de casebres de moradores pobres da periferia de São Paulo? É chocante derrubar pés de laranja, e não é chocante destruir as casas dos pobres moradores?

Citei o Jornal da Globo mas, esse comportamento se viu em telejornais de outras emissoras como a Band, a Record e o SBT. Todas são iguais: defendem os mais fortes economicamente, mesmo que estejam cometendo crimes. Até o “famoso” Ministro Gilmar Mendes deu sua “palavrinha” contra o movimento. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra defendeu nada mais que uma justa regularização das terras que não pertencem à empresa multinacional e sim ao Estado brasileiro. O MST tem meu apoio!

9 comentários:

Val disse...

Primeiro que tudo parabéns pela coragem de dizer a verdade sobre esse assunto, é verdade que as pessoas se chocam com essas noticias, mas na verdade elas só escutam um lado, tenho certeza se todos fossem conhecer um assentamento ou acampamento mudariam suas opiniões, a impressa brasileira é uma vergonha, nunca foi imparcial, nunca passou uma materia falando por exemplo dos projetos de escolarização que o MST vem desenvolvendo, alfabetizando centenas de Trabalhadores/as do campo. Ah, é claro que eles tem medo que o povo intruido façam a revolução nesse país.

Anônimo disse...

Gente, "NADA" justifica tamanha brutalidade com a natureza! o que tem a ver os pezinhos de laranja com as falcatruas da Crutale e do MST?
Existem várias maneiras de se cobrar as terras ocupadas ilegalmente!

Infelizmente existe um BANDO da mídia e um BANDO do MST que estão disputando forças em cima justamente, de quem não pode se defender. A NATUREZA! Voces acham certo?

Cezar de Miranda disse...

Penso que, brutalidade com a natureza são as emissões de CO2 e dióxido de carbono despejados a todo momento por grandes multinacionais descompromissadas com a questão ambiental. Sabemos também que, existem pessoas aproveitadoras que em todo e qualquer setor tentam de maneira esdrúxula tirar proveito e vantagem da situação. O que não podemos é generalizar. A história do MST é uma história de luta, pautada na distribuição de terras improdutivas para famílias que precisam trabalhar e tirar seu sustento. Repito, em todo e qualquer setor, existem pessoas aproveitadoras. Mas aproveitadores por aproveitadores, eu garanto que na mídia de esgoto do Brasil - com algumas exceções - tem mais. A ferocidade da globo com o Movimento dos Sem Terra, é porque este uma das bases sociais que apoiam o Governo Lula e por isso "representam perigo" para José Serra ano que vem. A bandeirantes por sua vez, com o seu Canal Terra Viva, que representa e é patrocinada pelos "grandes" fazendeiro - Sem generalizar- tem que criminalizar o movimento ou então perde o Patrocínio dos "cacíques". Eu vejo também que estão ser formando cartéis na mídia brasileira para desqualificar os avanços conquistados no Governo Lula, tentando desorganizar e criminalizar os movimentos socias. Mas entre as histórias de lutas do MST e a história obscura da Globo e dos outros representantes que formam a Mídia Golpista, prefiro a primeira.

Anônimo disse...

Ok Cezar. Respeito seus argumentos.

Desejo que voce fique basante rico um dia, tenha uma bela fazenda com plantações, etc. E de repente.. vem os lutadores do MST e derrubam TUDO! QUEBRAM TUDO em nome da luta! Será que voce vai continuar achando essa luta legal?
Pense Nisso! Pimenta na plantação dos outros é refresco, meu caro...

Toda a imagem bacana que o Lula está construindo levando o Brasil mundo à fora, o MST o premeia com estas lutas desrespeitosas, covardes e criminosas.
Isso é Legal?

Bom, imagino que nós não éramos nascidos na época em que o Lula era lider sindical.. pelo menos eu não era. Será que ele tambem agia assim? não conheço essa história e não quero saber a verdade para não me descepcionar..
BOM FERIADO!

Júnior Miranda... disse...

Anônimo, publiquei teu comentário apenas para debater algumas questões importantes. A maioria, senão todas, as terras ocupadas pelo mst são propriedades ilegais de pessoas q grilaram, ou mais claro,roubaram do Estado breasileiro. Não venha com essa de dizer q certas empresas e fazendeiros inescrupulosos conseguiram terras, riqueza, e tudo mais, com suor e trabalho. NÃO! Conseguiram grilando terras, se apossando ilegalmente. Belém tem um exemplo disso. As terras que circudam o Açude Tibofe foram invadidas e apossadas de forma vergonhosa pela família Gomes de Lima. Isso são terras conseguidas com suor e trabalho? Claro q não.

Cezar de Miranda disse...

Ok anônimo! O bom seria primeiro se identificar mas... Não vou ser repetitivo em dizer que existe essa opção e cada leitor pode ultiliza-la.
Júnior disse tudo em seu comentário. Ficar rico e ter bastante terras com grilagem, roubando as terras do Estado é bom e fácil. Difícil é conquistar tudo isso com o suor e trabalho. Sei também que, existem muitos fazendeiros que deram a vida para conquistar o que tem. Esses sim merecem respeito e admiração que, além do duro que deram para conseguirem o que tem, contribuem para a nossa economia. Lutadores, meu caro, é o capitalismo selvagem. Lutadores, meu caro, é a especulação financeira, que detona a economia de um País - exemplo disso é a crise ao qual passamos e estamos nos recuperando. Lutadores, meu caro, é a imprensa golpista - com exceções - do país, que tenta a todo custo prejudicar a Democracia no Brasil. Não! Não é coisa minha isto que estou falando meu caro. Porque será que a Globo não que participar da I Conferênica da Comunicação (Confecom)e tenta de toda forma impedi-la, é o medo de Lula regionalizar e distribuir ainda mais as verbas para a comunicação com os pequenos empresários. Só lembrando, eu acredito que, toda e qualquer manifestação, o diálogo deve ser mandito e de forma pacífica. Mas aí fica a pergunta, será que a Globo está sendo pacífica em toda hora tentar criminalizar o MST? Será que a bancada ruralista está mantendo o diálogo com o movimento? O que vejo é que, nem um e nem outro estão fazendo isso. A globo e a bancada ruralista estão passando como um TRATOR POR CIMA do Movimento dos Sem Terra.
Bom Feriado!!

Anônimo disse...

rsrsrsrr... tks! oxente,só acho que voces tem muita raiva da globo, visse. Calma. É tudo é tudo farinha do mesmo roçado! rapaiz.

Naldo barros disse...

É realmente uma vergonha, viver em um país onde a grande mídia não respeita o mais fraco, os menus favorecido!
Enquanto o MST tem que invadir terras por aqui, matando ou morrendo na luta por sua sobrevivência, lá em cima a Amazônia é vendida em fatias aos gringos, daqui a alguns anos a Amazônia já não mais será território brasileiro, mais sim estrangeiro. Enquanto aquele mundão de terras é saqueada pelos gringos, o MST tenta a todo custo reivindicar migalhas de terras no resto do país. Agora me digam, aonde vai acaba esse forró no escuro? Meu caro amigo Junior Miranda, apoio a vossa senhoria sim Neste caso. Porém! Deixo claro de que o MST deveria sim sub mais um pouco lá pra cima aonde tem tantas terras sem dono, tão somente sem donos! Que os gringos se sentiram no direito de as usurpá-las de nós brasileiros. Obs. espero não ter ficado em cima do muro!

Maria Verônica LIns disse...

Caros amigos, e senhor anônimo, não podemos falar sem fundamento, não podemos argumentar sem propriedade, falar de natureza não é falar de monocultura,quem destruio a natureza para plantar milhões de pés de laranja foi a CUTRALE, os trabalhadores estão apenas tentando recuperar o espaço para se plantar milho, feijão , que sustentar as familias deste país inclusive a sua,para ocorre uma ocupação os trabalhadores estão acobertado pelo direito que lhe é concedido pelo proprio Governo, o conflito é parte da luta do povo anonimo,não defenda a monocultura como natureza, pois não é.Não compare MST com GLOBO por que os interesses não distintos,que pena que milhoes de pessoas é assim como você, falam do que não sabem talvez seja por isso mais fácil se esconder no anonimato.Falo com responsabilidade porque sou Engenheira Agronoma e com muito orgulho militante da Reforma Agrária neste País.
Este é o nosso país,esta é a minha bandeira.
O progresso anonimo é o povo FELIZ.
a ORDEM é ninguém passar fome.
MARIA VERÔNICA LINS.

Clicky Web Analytics