quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A "guerra" das bandeiras em Belém


Uma das mais antigas manifestações do folclore popular da região Nordeste é o chamado Pastoril. Em décadas passadas esta manifestação popular era muito presente em Belém, infelizmente, com o passar do tempo, foi perdendo espaço ou não incentivado no nosso município. Lembro, entre tantas pessoas que promoviam o Pastoril, a Dona Nita da Catequese. Meses atrás ela comentava comigo a falta de interesse das novas gerações em promover esta “brincadeira”.


Para quem conhece um pouco do Pastoril sabe que existe a disputa entre o cordão “encarnado”, que é a cor vermelha, contra o cordão azul. Nessa disputa, os dois lados, o vermelho e o azul, interpretam, dançam, cantam versos, para que os espectadores deixem sua contribuição para o grupo que melhor desempenhou a apresentação.


Nesse ano de eleição municipal parece que as coligações se inspiraram no Pastoril para conseguir demonstrar “força”. As ruas da nossa cidade estão todas, sem exceção, enfeitadas de bandeiras vermelhas e amarelas. Uma verdadeira “guerra” de bandeiras se instalou em Belém. É um “desce e sobe” de bandeiras que chega a ser ridículo. Porém, como no Pastoril, os grupos políticos tentam mostrar que o seu “cordão” é o melhor, e por isso “investem” mesmo nas bandeiras.


Corre um boato na cidade que o investimento financeiro para a colocação de bandeiras é alto. Outros dizem que as pessoas que vão colocar as bandeiras nas casas só prometem dinheiro, mas não “pagam”. Chegaram a dizer que até mesmo o dinheiro que estavam dando para colocar as bandeiras era falso. Enfim, muitos boatos e conversas circulando entre a população belenense. Boatos que podem ser verdadeiros ou falsos, mas que o eleitor precisa estar atento e não entrar nessa “onda”, pois essa mesma onda poderá lhe causar prejuízos.


O importante é que a “festa” está acabando e as bandeiras terão que cair. Sairá vencedor não o grupo que colocou mais bandeiras ou menos bandeiras. Sairá vencedor o grupo que apresentou melhor sua proposta e conseguiu capitanear para o seu lado a confiança e a credibilidade da população. Sairá vencedor aquele que demonstrou capacidade para governar e administrar um município. Sairá vencedor aquele que demonstrou respeitar o funcionalismo público e a “imagem” de sua cidade.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics