quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Globo e Record: farinha do mesmo saco.

Ontem à noite, eu e alguns amigos twitters ficamos analisando as trocas de acusações entre a Globo e a Record. Depois da crise econômica, da gripe suína, e das discussões no Senado Federal, agora é a vez da briga entre as duas emissoras. Mas, isso faz parte das relações de poder em qualquer lugar no mundo. O que está acontecendo não é exclusividade do Brasil. Porém, a disputa entre as duas emissoras, que vez por outra retorna aos noticiários da TV, mostra como se faz necessário a democratização da informação no Brasil. Duas emissoras não devem monopolizar a informação, muito menos uma.

E poderíamos citar o exemplo dos Estados Unidos. Lá não existe apenas uma emissora monopolizando as informações, ou detendo o poder exclusivo nos meios publicitários. Apesar do conservadorismo de algumas emissoras, pelo menos nos EUA existe certa “divisão de poder” dos veículos de comunicação. Neste caso o Brasil deveria seguir o exemplo.

Mas voltando a falar sobre as farpas trocadas entre Globo e Record, destaco o título deste post: as duas emissoras são farinha do mesmo saco. A Record combatendo a liderança da Globo, mas querendo ser líder. Já a Globo com uma pedra no “sapato da audiência”, não quer perder o status de líder para a Record, acredito eu, vai continuar sendo líder por um bom tempo.

A Record com seus meios ilícitos de angariar fundos para o crescimento do seu império babilônico escancarados pela inescrupulosa fala do Edir Macedo orientando seus “pastores” a extorquir dinheiro dos fiéis e infiéis. A Globo com suas tramas e apoios obscuros a ditadura militar obteve regalias dos governos ditatoriais, e agora fica posando de democrática e senhora da moral.

Meus caros leitores, não se assustem com tudo o que está acontecendo. Isso é bom para que entendamos como se dá as relações e o jogo pelo poder da mídia no Brasil. Elas brigam e brigam por quererem aumentar sua influência política e midiática. Cabe a nós brasileiros não entrar nesse joguete. Devemos zelar pela qualidade da programação. A Record, por exemplo, está se tornando uma versão falsificada da Globo, com programas semelhantes e sem qualidade. Repito o que disse em outra ocasião: a grande mídia brasileira está enfrentando uma grave crise de credibilidade.

8 comentários:

olhosdonorte disse...

A briga é boa e nós temos que dispor de meios para entendê-la. Não podemos ficar só no Nacional ou na Record. Nestes dias conseguimos ver a globo e o JN rebaixar o seu nível de qualidade e forçar a barra para o seu lado, sem elegância... Se a record não rebatesse e não houvesse internet o que seria de nós!
O passado e presente da globo não é nada bom e o presente da record da mesma forma.
Parece uma briga de senadores, com dilei....

Robério Macêdo disse...

Júnior só estou um pouco ansioso tem idéia de quando vai me dar a sua resposta?
Gostaria muito de contribuir com o fortalecimento do se blog. Que só tende a crescer.

Júnior Miranda... disse...

Caro amigo Robério, até o momento eu não recebi nenhuma proposta sua em relação ao blog. Por favor nos envie o seu quetionamento, não recebi nenhum recado seu até agora.vlw

José Valter Alves disse...

Se falando em audiência, realmente a Rede Globo vem se preocupando. Não só a Rede Record, mas outras emissoras. Vou citar aqui um exemplo. Desde o mês de Fevereiro, o sinal de transmissão da TV DIÁRIO do Ceará foi retirado do ar. Quem terá feito isso? A Globo. Isso reforça a idéia de que a Globo quer ser única e exclusiva. A Record nem merece comentar rsrs. Por isso dou valor a BAND que é corinthiana kkkkk.

Júnior Miranda... disse...

Tá Valter, gostei! Vamos fazer uma campanha em prol da Band, que é corinthiana como a gente. kkkkkk

Unknown disse...

vc fala da record porque ela esta ganhando espasso com credibilidade
pois é atualmente a melhor corbertura
jornalistica do pais por isto vc fica com dor de cotuvelo só o cego que não ve isto pois o ibope comprova
isto assina Sofonias filho.

Valter Alves disse...

Apesar dos pesares não concordo com Sofonias. A Record teve uma melhora no jornalismo, mas ainda, acho que a Globo tem mais credibilidade. Os telejornais da emissora de Edir Macedo são muito repetitivos. Graças aos muito dinheiros arrancados dos fiéis a Rede Record vem crescendo com "credibilidade". O cego é aquele mesmo que não quer ver.

severo/PB/SP disse...

É visivel o crescimento da Record,porém, é no mesmo padrão de programção da Globo o que é perigoso. Acho que a programação sensacional, jornalismo coerente e imparcial ainda é da bandeirantes.Juntando
tradição e responsabilidade não há risco de alienação assistindo a Band.

Clicky Web Analytics