domingo, 30 de agosto de 2009

O que é a Toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma zoonose parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Este parasita possui distribuição em todas as áreas do mundo onde há gatos, pois estes são hospedeiros definitivos do parasita, isto é, são os únicos que completam a fase sexuada do parasita, a qual leva à excreção de oocistos nas fezes.

Os hospedeiros intermediários, que podem ser a maioria das aves, anfíbios, peixes, répteis e mamíferos (incluindo os seres humanos), se infectam pela ingestão de oocistos esporulados oriundos das fezes dos gatos infectados, fechando assim, o ciclo evolutivo parasitário. A infecção humana ocorre com a ingestão de trofozoítos na carne crua ou mal cozida, ingestão de oocistos proveniente das fezes de gato e pela via transplacentária. (foto da esquerda: Quando o parasita atinge o olho. É raro, mas há possibilidade)

As infecções humanas em sua maioria são assintomáticas, mas a infecção congênita do feto humano, através da transmissão placentária, representa a maior ameaça aos seres humanos. Podem resultar em morte fetal e em abortamento no primeiro trimestre de gravidez, ou em deficiências neurológicas e visuais no último trimestre de gravidez.


Visto que a infecção humana pode ocorrer em decorrência da exposição aos oocistos nas fezes do gato, mulheres grávidas não devem limpar as caixas de necessidades. Estas caixas devem ser higienizadas diariamente para que se impeça que os oocistos se tornem infectantes. Já os gatos não devem receber carne crua e nem devem caçar (passarinhos, ratos, etc.), quando houver uma gestação. Deve-se lembrar também que, a infecção humana pode ser contraída pela ingestão de carne crua ou mal cozida, e não apenas a partir das fezes de gato. (foto da direita: Má formação fetal provocada por Toxoplasma gondi)

Esse é o ciclo. Como se vê não é só o gato que transmite.

OBS: Agora com essas informações, pelo amor de Deus não vão de deixar de criar gatos, nem sair matando, pois os gatos que são bem criados em casa, sem ter contato com a rua e seguir uma boa dieta é quase impossível contrair toxoplasmose e lembre-se existe tratamento tanto no homem quanto nos animais.

Por Robério Macedo (Estudante de Veterinária - UFCG)

3 comentários:

cpm_maciel1 disse...

CARO ROBERIO, SEU TEXTO ESTÁ BASTANTE ELUCIDATIVO, PORÉM ESTA IMAGEM NAO CONDIZ COM ELE, POIS ESTÁ É UMA LARVA (BERNE) E NAO QUALQUER FORMA (ESTÁGIO) DO TOXOPLASMA

Unknown disse...

Como o cpm_maciel1 falou... O texto está bom... Mas a foto do berne no olho não condiz com a infecção toxoplásmica... Tenta tirar... Abraço.

patricia disse...

o testo esta legal , mais de onde vc tiroau esta imagem de MIIASES(larvar de mosca ou simplesmente berne )

Clicky Web Analytics